RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA NOITE | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 


SP ADIA RECLASSIFICAÇÃO PARA FASE VERDE APÓS ALTA DE INTERNAÇÕES POR COVID

 

O governo de São Paulo anunciou hoje que decidiu adiar a reclassificação que estava programada para hoje do Plano SP, o conjunto de medidas restritivas adotadas para controlar a pandemia do novo coronavírus no estado. No anúncio, o governador João Doria (PSDB) citou "preocupação" e "cautela" por um aumento constatado de 18% nas internações por covid-19 na última semana.

Segundo o governo estadual, os dados ainda precisam ser analisados em conjunto com estatísticas de novos casos e mortes, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde e tiveram um problema de atualização nos últimos dias por causa de uma falha no sistema da pasta federal.

Doria prometeu uma nova atualização para 30 de novembro, quando mais regiões podem avançar à fase verde do plano, que prevê medidas menos restritivas. O aumento nas internações já era observado nas unidades de saúde paulistas na semana passada, mas ainda era negado pelo governo.

Segundo a administração estadual, que acredita na possibilidade de defasagem nos números de casos e mortes, o aumento nas internações pode ter sido maior por ser em comparação com uma semana anterior "boa", com relativamente poucas internações.

Em relação à capital, Bruno Covas, prefeito e candidato à reeleição, negou hoje que a capital paulista esteja vivendo uma segunda onda de casos de coronavírus. Ele afirmou em entrevista ao UOL que a alta nas internações é explicada, em partes, pela maior exposição da classe A, que passou mais tempo em quarentena e acabou flexibilizando o isolamento rápido demais. "Não significa [dizer] que ter mais pessoas nesses hospitais reflete a situação da pandemia na cidade de São Paulo", disse.

 

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

 

- Covas começa hoje busca por apoio de França e Russomanno no segundo turno

 

- Sem provas, Bolsonaro sugere que sistema de apuração do Brasil deixa dúvida

 

- Presidente do PSDB diz que Huck dá sinais de candidatura: 'Está no jogo'

 

- Projeto de Bolsonaro não se consolida em base municipal, diz Haddad.

 

Fonte/Foto: Mariana Tramontina, do UOL

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.