É DO PARÁ | QUEIJO DO MARAJÓ EM PRÊMIO INTERNACIONAL

 


A Associação de Produtores de Queijo e Leite do Marajó foi uma das vencedoras do concurso "Transformando Vidas", do Programa AL-Invest 5.0, que premia histórias de sucesso, a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina. Oito empresas funcionam em Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedra, Salvaterra e Soure, todas do arquipélago marajoara. O Pará produz anualmente cerca de 65,5 toneladas de queijo artesanal certificados pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

 

Para ser comercializado, todo produto de origem animal deve ter registro junto à esfera municipal, estadual ou federal. A diferença implica diretamente na abrangência da autorização para a venda, que pode ser restrita ao município onde há a produção ou ampliada para o mundo. A lei nº 7.565/2011, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 1380/2015, permite que pequenas indústrias recebam o selo de produto artesanal, que garante a segurança alimentar e agrega maior valor na comercialização. O selo de inspeção é emitido para as empresas que obedecem a todos os critérios de sanidade. O órgão de fiscalização faz o monitoramento microbiológico do produto, avaliando a qualidade de todo o processo e do produto final. Toda a merenda escolar deveria incluir esses alimentos para fazer circular a renda dentro do Pará e incentivar a cadeia produtiva. Ao invés disso, prefeitos e a Seduc preferem enlatados e processados que só fazem mal à saúde dos estudantes e à economia do Estado. O MP deveria ser atento a essa questão.

 

Consumir alimentos sem registro traz risco de contaminação por bactérias; no caso do queijo, a Listeria monocytogenes, causadora de Listeriose, infecção com alto índice de mortalidade, especialmente perigosa para grávidas, bebês e pessoas com sistema imunológico prejudicado. Dica para os pequenos produtores, que devem se organizar em cooperativas e procurar assessoria gratuita do Sebrae: no site da Adepará, há modelo de requerimento para solicitar o registro, presencialmente, na sede da Agência, em Belém, ou no escritório mais próximo.

 

 

Fonte/Foto: Franssinete Florenzano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.