PARÁ | HOMENAGEM A COLABORADORES MORTOS POR COVID-19 MARCA OS 67 ANOS DA PRODEPA
Empresa é a principal provedora pública de serviços de internet no Pará e tem um papel fundamental à transparência das informações
Servidores da Prodepa se reúnem no espaço de convivência da empresa para cultuar a memória dos colegas mortos durante a pandemiaA Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) completou 67 anos nesta sexta-feira (25). Em respeito ao distanciamento social, ao invés de festa e comemoração, fez uma bonita homenagem aos colaboradores que se foram durante a pandemia de Covid-19.
No final da manhã, parte dos funcionários se reuniram na frente ao Espaço de Convivência da Empresa, onde foi descerrada uma placa em homenagem a seis colaboradores que morreram entre março e agosto deste ano, quatro dos quai por Covid-19: Antônio Jorge Guimarães Camacho (CTC-Microfilmagem), Alessandro Souza Pereira (CTC-GST), Antônio Elias Vianna Mokarzel (DDS-GTI), Eduardo José Gadelha de Paiva (DAF-DMP), Luiz José De Matos (DAF-DIE) e Rosemeire da Silva Marques (gabinete)
Marcos Brandão, presidente da Prodepa, conduziu a homenagem chamando a atenção para os enormes desafios que a pandemia impôs. Um dos maiores foi, segundo ele, a perda de familiares, amigos. Brandão ressaltou a memória dos colabores que partiram, ressaltando que a dedicação e a história que construíram dentro da empresa não serão jamais esquecidos.Placa homenageia servidores da Prodepa mortos na pandemia
"Tivemos muitas perdas aqui na Prodepa, diretamente pelo efeito do vírus e por outros motivos. Essas pessoas nos trazem muitas recordações pelo trabalho que desempenharam e fizemos questão de prestar essa singela homenagem a eles. Uma homenagem simples pela colaboração que deram", pontuou Brandão, que preside a empresa pela segunda vez.
Ele destacou ainda a importância da empresa para o Estado do Pará e para o cidadão, pelos serviços fundamentais que executa em grande parte dos municípios do Pará, ressaltando o trabalho dos funcionários nesta época de pandemia.
"Não podemos esquecer que nessa fase da pandemia tivemos momentos muito importantes e que se traduziram na eficiência do nosso trabalho no que se refere ao controle e transparência das informações sobre a pandemia no Estado, através do portal da Covid-19. Esse trabalho muitas vezes nos garantiu destaque nacional perante outras unidades da Federação. Foi uma performance muito boa", destacou.
PANDEMIA
A Prodepa e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) atuam juntas, desde o final de julho, para tornar mais transparentes as informações sobre a pandemia. Os dados são atualizados diariamente no portal covid-19.pa.gov.br
A ferramenta traz um quadro com o comparativo de novos infectados pela doença e o número de mortes, levando em consideração não só a data de divulgação dos boletins epidemiológicos, mas também o dia da ocorrência do sintoma ou do óbito, dando sempre uma noção ainda mais real da evolução da pandemia e mostrando a diferença entre cenários desde o mês de março, quando foi confirmado o primeiro caso de infecção no Pará.
A Prodepa passou por diversas transformações durante esses anos todos. A tecnologia evoluiu e cada vez mais a empresa se tornou a principal provedora de serviços tecnológicos do Governo do Estado. São 67 anos de avanços tecnológicos, como se verifica no centro de memória da empresa (http://memoriaprodepa.pa.gov.
Foi criada em 1953, no governo Zacharias de Assunpção, para ajudar no recolhimento de impostos e contracheques do funcionalismo estadual, além de serviços bancários; emissão de documentos de identificação em apoio à Polícia Civil. Hoje a empresa atua no desenvolvimento de software e sistemas globais que interligaram a governança do Estado, além da criação de sites e aplicativos.
A Prodepa é a principal provedora de Internet do Pará, e de projetos como "Navega Pará"; Construção, reestruturação e ampliação de Infovias (fibra ótica) e Cidades Digitais; microfilmagem (digitalização de documentos). Todo esse processo acontece com a participação de seus servidores e colaboradores que, capacitados, foram e são peças fundamentais do crescimento tecnológico da empresa.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário