Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 19.111.123 contaminados e 715.163 mortos no mundo. No Brasil são 2.912.212 contaminados e 98.493 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
A VACINA POR AQUI
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, responsável pela produção de uma vacina contra a Covid-19 em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech, afirmou ser possível ter o imunizante pronto para registro já em outubro. Segundo ele, os processos de preparo para a formulação e para controle de qualidade já se iniciaram. Dimas Covas ressalta que a grande questão é quando o antídoto estará aprovado pelo estudo clínico e poderá ser utilizado. "Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o momento", afirma. O diretor rechaçou os questionamentos sobre a confiabilidade da vacina por estar sendo desenvolvida na China.
QUARENTENAS PONTUAIS
Apesar de ser a região com maior alta no número de novos casos e a única com tendência de crescimento nas mortes por Covid-19, o Sul do país tem adotado quarentenas curtase restritas aos locais onde há maior agravamento da pandemia. Levantamento de VEJA mostra que nos últimos quinze dias, os estados da Região Sul tiveram alta de 27% no número de infectados e de 30% no de óbitos. Autoridades locais admitem que há dificuldade de impor períodos longos de quarentena, mesmo diante do crescimento das curvas. A pior situação é a de Santa Catarina, que teve aumento de 42% nos casos e 40% nas mortes e está com taxa de isolamento de apenas 37%. A curva nacional de mortes pelo vírus segue estável.
PREVENT SENIOR: A SAGA
Após sofrer com a alta demanda de pacientes infectados pela Covid-19 logo no início da pandemia, a rede Prevent Senior, especializada no atendimento do público de terceira idade, "deixou a UTI". Matéria de VEJAdesta semana relata como a Prevent, que recebeu críticas até do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, exibe sinais de vitalidade, acima da média das companhias do seu setor, atingidas pela crise. Enquanto planos de saúde contabilizaram a saída de quase 300.000 associados, a Prevent Senior aumentou em 15% o número de clientes. Além disso, criou 4.613 empregos durante a pandemia e vai investir 350 milhões de reais em quatro novos hospitais.
DILEMA NA VOLTA ÀS AULAS
Meses depois do inicio da pandemia no Brasil, pais e alunos se perguntam se é hora de voltar às escolas. Reportagem de VEJA mostra como o processo de retomada das aulas presenciais deve ser feito com cautela e quais as adaptações necessárias para que os centros educacionais reabram os seus portões – carteiras distantes e cantinas fechadas, por exemplo. Mesmo com os protocolos de segurança, muitos pais temem o contágio dos filhos na volta e preferem esperar. Para os especialistas, o melhor é que as escolas deem condições para que essa escolha entre aula presencial ou virtual possa ser feita enquanto a pandemia ainda oferecer risco.
COVID E TROMBOSE
Uma das complicações do novo coronavírus é a obstrução de vasos sanguíneos em diferentes locais do corpo, a trombose. Matéria de VEJA Saúde explica por qual motivo isso acontece e qual a relação da infecção com o entupimento de vasos. Quando uma pessoa se contamina com o vírus e desenvolve sintomas, o primeiro ógão afetado costuma ser o pulmão. A partir dali, com um processo inflamatório intenso, ele pode afetar outras regiões do corpo. Esse fenômeno é marcado pela liberação de uma grande quantidade de substâncias inflamatórias na corrente sanguínea e muitas delas contribuem para os desequilíbrios que levam à trombose, o que pode acontecer após os dez primeiros dias da infecção.
Fonte: Redação de VEJA
CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL
Revisados pela Zilton Fioravante Filho
on
10:33
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário