CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 18.563.065 contaminados e 701.085 mortos no mundo. No Brasil são 2.801.921 contaminados e 95.819 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

OCUPAÇÃO DAS UTIs

De acordo com levantamento de VEJA com dados das secretarias estaduais de saúde, a maioria das capitais brasileiras – 16 de 27 – está com a taxa de ocupação de leitos de UTI em até 70%. O porcentual é considerado o limite para que seja possível adotar a flexibilização da quarentena. Acima disso, há risco de colapso do sistema de saúde. Capitais como Porto Alegre (90%), Brasília (86%), Curitiba (86%) e Belo Horizonte (84%) estão nessa situação delicada. Por outro lado, Manaus (AM), que já sofreu com a falta de leitos, hoje é a penúltima no ranking, com 33%, seguida por São Luís (MA), que tem 22%. São Paulo, com 62% de ocupação, tem um cenário estável.
 


MAIS UMA ESPERANÇA

A empresa americana Novavax anunciou que dois estudos de sua vacina contra o coronavírus mostraram resultados preliminares positivos . O primeiro, correspondente à fase 1 em humanos, mostrou que 56 voluntários que receberam duas doses do imunizante produziram um alto nível de anticorpos. Já o segundo, feito em macacos, indicou que o antídoto foi capaz de prevenir a infecção. A Novavax recebeu uma verba de 1,6 bilhão de dólares do governo americano para o projeto. Vale ressaltar que, para afirmar que uma vacina é segura e eficaz, é preciso esperar a realização de estudos em larga escala em humanos, a chamada fase 3 dos testes.


EFEITO DA PÍLULA

Um estudo feito pela King's College, de Londres, concluiu que mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos probabilidade de desenvolver uma infecção grave causada pela Covid-19. Segundo os pesquisadores, o estrogênio, hormônio muito mais presente nas mulheres, tem um papel crucial na proteção contra a doença por estimular uma resposta imunológica mais vigorosa, aumentando a quantidade e a eficiência de células imunes produzidas. Isso também ajudaria a explicar por que os homens são mais afetados pelo vírus. A pesquisa reuniu dados de mais de meio milhão de mulheres que usaram um aplicativo desenvolvido pela universidade.


ESTREIA CANCELADA

Desde quando a possibilidade de reabertura de cinemas ao redor do mundo passou a ser ventilada, o filme Mulan, da Disney, foi cotado para ser o carro-chefe do retorno. Mas, após marcar e remarcar diferentes datas para a estreia, o estúdio responsável pelo live-action da heroína chinesa desistiu do lançamento nos cinemas. O longa vai direto para o streaming , com estreia no dia 4 de setembro. Nos EUA, Mulan estará disponível para aluguel na plataforma Disney+. Em países que o serviço não está disponível, como o Brasil, o filme ainda deve estrear nos cinemas. Mulan é inspirado na animação de 1998 e teve orçamento de 200 milhões de dólares.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.