Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 18.563.065 contaminados e 701.085 mortos no mundo. No Brasil são 2.801.921 contaminados e 95.819 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
OCUPAÇÃO DAS UTIs
De acordo com levantamento de VEJAcom dados das secretarias estaduais de saúde, a maioria das capitais brasileiras – 16 de 27 – está com a taxa de ocupação de leitos de UTI em até 70%. O porcentual é considerado o limite para que seja possível adotar a flexibilização da quarentena. Acima disso, há risco de colapso do sistema de saúde. Capitais como Porto Alegre (90%), Brasília (86%), Curitiba (86%) e Belo Horizonte (84%) estão nessa situação delicada. Por outro lado, Manaus (AM), que já sofreu com a falta de leitos, hoje é a penúltima no ranking, com 33%, seguida por São Luís (MA), que tem 22%. São Paulo, com 62% de ocupação, tem um cenário estável.
MAIS UMA ESPERANÇA
A empresa americana Novavax anunciou que dois estudos de sua vacina contra o coronavírus mostraram resultados preliminares positivos. O primeiro, correspondente à fase 1 em humanos, mostrou que 56 voluntários que receberam duas doses do imunizante produziram um alto nível de anticorpos. Já o segundo, feito em macacos, indicou que o antídoto foi capaz de prevenir a infecção. A Novavax recebeu uma verba de 1,6 bilhão de dólares do governo americano para o projeto. Vale ressaltar que, para afirmar que uma vacina é segura e eficaz, é preciso esperar a realização de estudos em larga escala em humanos, a chamada fase 3 dos testes.
EFEITO DA PÍLULA
Um estudo feito pela King's College, de Londres, concluiu que mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos probabilidade de desenvolver uma infecção gravecausada pela Covid-19. Segundo os pesquisadores, o estrogênio, hormônio muito mais presente nas mulheres, tem um papel crucial na proteção contra a doença por estimular uma resposta imunológica mais vigorosa, aumentando a quantidade e a eficiência de células imunes produzidas. Isso também ajudaria a explicar por que os homens são mais afetados pelo vírus. A pesquisa reuniu dados de mais de meio milhão de mulheres que usaram um aplicativo desenvolvido pela universidade.
ESTREIA CANCELADA
Desde quando a possibilidade de reabertura de cinemas ao redor do mundo passou a ser ventilada, o filme Mulan, da Disney, foi cotado para ser o carro-chefe do retorno. Mas, após marcar e remarcar diferentes datas para a estreia, o estúdio responsável pelo live-action da heroína chinesa desistiu do lançamento nos cinemas. O longa vai direto para o streaming, com estreia no dia 4 de setembro. Nos EUA, Mulan estará disponível para aluguel na plataforma Disney+. Em países que o serviço não está disponível, como o Brasil, o filme ainda deve estrear nos cinemas. Mulan é inspirado na animação de 1998 e teve orçamento de 200 milhões de dólares.
Fonte: Redação de VEJA
CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL
Revisados pela Zilton Fioravante Filho
on
09:39
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário