Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 22.427.939 contaminados e 788.030 mortos no mundo. No Brasil são 3.456.652 contaminados e 111.100 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
A PANDEMIA DESACELERA
Pela primeira vez em mais de quatro meses, a taxa de transmissãoda Covid-19 no Brasil caiu para um nível em que se considera que o contágio possa estar sob controle. Segundo dados do Imperial College de Londres, o índice do país está em 0,98 – a partir de 1 esse nível é considerado de descontrole. Esta taxa indica para quantas pessoas cada infectado transmite o vírus, o que significa que atualmente cada 100 pessoas doentes contaminam outras 98, em uma progressão decrescente. As razões para a desaceleração incluem medidas de prevenção como distanciamento social e uso de máscara – que devem ser mantidas para que a taxa continue caindo.
NOVAS REGRAS EM SP
O governo de São Paulo autorizou que comércios, bares, restaurantes, academias, escritórios e salões de beleza em regiões que estão na fase amarela do Plano SP ampliem o período de funcionamento de seis para oito horasdiárias, a partir desta sexta-feira, com horário limite até as 22h. Os estabelecimentos poderão escolher se funcionam por um período contínuo ou fracionado e a autorização da flexibilização nos municípios fica a cargo de cada prefeitura. Também na sexta-feira o governo vai publicar os protocolos que as escolas deverão adotar caso escolham por voltar às aulas. Segundo o Plano SP, as cidades que estão na fase amarela há 28 dias poderão reaberir as escolas para reforço e atividades opcionais.
GRADUAÇÃO AMEAÇADA
A pandemia de Covid-19 fez o sonho de estudar no exterior se transformar em motivo de preocupaçãopara muitos brasileiros. Com a aproximação do início do ano letivo no Hemisfério Norte, previsto para setembro, muitos jovens se viram "presos" no Brasil sem poder entrar nos Estados Unidos e em outros países que fecharam suas fronteiras às nações mais atingidas pela doença ou ainda estão com seus consulados e embaixadas desativados. Por esse motivo, estudantes se juntaram para pedir ajuda de autoridades do Brasil e do exterior para que sejam abertas exceções e eles não percam a chance de estudar fora do país. A situação ainda é delicada.
IMUNIDADE DURADOURA
Novos estudos mostram que os anticorpos que combatem o novo coronavírus e as células B e T, imunológicas e capazes de reconhecer o vírus em invasões posteriores, parecem persistir no organismo meses após a recuperação, o que sugere que a imunidade desenvolvida por pessoas que pegaram a Covid-19 pode ser duradoura, mesmo nos pacientes que tiveram sintomas leves. "É exatamente o que esperávamos. Todas as peças estão presentes para termos uma resposta imunológica totalmente protetora", disse Marion Pepper, imunologista da Universidade de Washington e autora de uma pesquisa sobre o tema. Os resultados são positivos, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar essa proteção.
APELO DO PAPA
Com a possibilidade de uma vacina contra o coronavírus ser lançada em breve, o papa Francisco, durante audiência geral realizada no palácio apostólico, expressou sua preocupaçãosobre o fato de o imunizante pertencer a um único país e não chegar a todas as classes sociais. "Que triste seria se os mais ricos tivessem prioridade de acesso à vacina. Seria triste se essa vacina se tornasse propriedade desta ou daquela nação e não universal para todos", disse. O pontífice ressaltou também que a pandemia dá a oportunidade de construir "algo diferente" como "fazer crescer uma economia de desenvolvimento integral dos pobres e não de bem-estar".
TESTE CUBANO
O governo de Cuba anunciou que começará na próxima semana os ensaios clínicos em humanos de seu projetode vacina para a Covid-19, com os resultados previstos para fevereiro de 2021. Foi autorizado o início dos testes em 676 pessoas entre 19 e 80 anos que não tenham "alterações clinicamente significativas". "Embora haja vacinas de outros países, precisamos das nossas para ter soberania", disse o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, sobre a Soberana 01, nome dado nome ao imunizante. A ilha é conhecida pela sua biotecnologia e, entre suas principais conquistas, está a criação de uma vacina contra a Hepatite B. Com 11 milhões de habitantes, Cuba registra atualmente 3.482 casos e 88 mortes em decorrência da Covid-19.
Fonte: Redação de VEJA
CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL
Revisados pela Zilton Fioravante Filho
on
09:45
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário