CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 11.645.109 contaminados e 538.780 mortos no mundo. No Brasil são 1.623.284 contaminados e 65.487 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

VACINA CHINESA
Os testes da CoronaVac, nome dado à vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, serão iniciados em voluntários brasileiros no dia 20 deste mês . Segundo o governo de São Paulo, a inscrição de interessados, que devem ser obrigatoriamente profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com Covid-19, começa na próxima segunda-feira e ocorrerá via aplicativo para celular a ser divulgado. Para participar é necessário ser maior de 18 anos e não ter histórico de infecções pelo vírus, entre outros critérios. Caso a vacina seja efetiva, o acordo preliminar prevê 60 milhões de doses para o Brasil.
 

BONS INDÍCIOS
O governo de São Paulo anunciou que o número de mortes no estado no acumulado de sete dias caiu pela segunda semana consecutiva. Segundo o governador João Doria, a mortalidade chegou a cerca de 5%, mesmo patamar medido em março, ainda no início da pandemia no estado. Para a gestão tucana, a redução se deu devido ao aumento de leitos de UTI para tratar pacientes com o novo coronavírus. No Brasil também houve redução . De acordo com os últimos dados oficiais, o país registrou uma queda de 10,4% no número de óbitos em relação à segunda-feira da semana passada.

REABERTURA COM CAUTELA
Após mais de três meses fechados, bares e restaurantes da cidade de São Paulo voltaram a receber clientes. O movimento no primeiro dia de reabertura, segundo relatos de funcionários e donos destes estabelecimentos a VEJA, foi tímido. Os negócios ainda se adaptam à nova realidade de horário reduzido de funcionamento e capacidade máxima limitada, além de uso obrigatório de máscaras. Percival Maricato, presidente da associação brasileira da categoria, acredita que menos de 30% dos estabelecimentos irão reabrir neste primeiro momento. De qualquer forma, é um avanço para um dos setores mais atingidos pelos impactos da pandemia.

OUTRA AMEAÇA
A China identificou, na região da fronteira com a Mongólia Interior, ao norte do país, um caso de peste bubônica , popularmente conhecida como peste negra e que dizimou um terço da população da Europa durante a Idade Média. Segundo as autoridades locais, o infectado é um pastor, que está em tratamento e tem quadro estável. A doença é transmitida pela pulga de roedores e, por isso, o governo da cidade de Bayannur, com cerca de 1,6 milhão de habitantes, alertou os cidadãos para não caçar esses animais e nem se alimentar deles. A região ficará até o fim do ano sob medidas de prevenção de pragas, o que não deve envolver nenhum isolamento social. A doença é fatal em cerca de 30% a 60% dos casos não tratados.

COMBINAÇÃO DE IMUNIZANTES
Até o momento, ao menos dezoito de mais de 140 projetos de vacina contra a Covid-19 criados a partir de diferentes conceitos já estão sendo testados em humanos – dois deles no Brasil. Matéria de VEJA Saúde mostra como a combinação de vários antídotos poderia ampliar a proteção contra a doença. Isso porque, na avaliação de cientistas que participaram de um seminário sobre os imunizantes em teste no Brasil, eles podem se complementar na prevenção da Covid-19. Para o professor da USP Esper Kallás, que coordena o ensaio da fase 3 da CoronaVac no país, "ter várias vacinas aprovadas pode ser útil, porque é possível que a melhor estratégia para induzir uma resposta imune protetora seja combinar várias formulações".

REDUÇÃO DE JORNADA SANCIONADA
Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória 936 , que permite reduzir jornada e salário durante a pandemia. A MP havia sido editada pelo próprio presidente em abril e tramitou no Congresso, onde foi aprovada no mês passado, com algumas alterações. O dispositivo prevê ainda a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias. No caso de redução de salário, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador para repor parte da perda e ajudar as empresas em um período de atividades suspensas ou reduzidas. Uma das mudanças foi a permissão que os prazos sejam prorrogados mediante decreto presidencial enquanto durar a pandemia.

Fonte: Redação de VEJA 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.