RACISMO | MISS JUNINA PARAENSE É ALVO DE ATAQUE NA INTERNET



A miss junina Eduarda Moraes, candidata ao concurso de Rainha Nacional do São João pelo Portal Ispia, foi vítima de um comentário racista em um vídeo da apresentação dela publicado no Youtube.
“Vai perder sua macaca suja, Ceará tem as melhores rainhas e não precisam se jogar no chão. Pará precisa aprender muito ainda!”, escreveu o internauta.
No Instagram, a paraense respondeu o comentário: “Conviver com o racismo é a maior arte de sobrevivência do meu povo, se curvar a ele é bandeira que nunca aceitaremos. Estou participando desse concurso de rainha junina virtual, diante de tantas meninas maravilhosas estou disputando uma vaga contra uma bela cearense que jamais deve compactuar com isso, saber que pessoas destilam ódio por trás de seus perfis me enoja”.
“Jamais deixarei de fazer o que mais me energiza, sou feita de pele preta, sou feita de várias vertentes do meu povo. Jamais aceitarei esses crimes! Isso é inaceitável. Não me calarei e jamais deixarei de dançar para a tristeza dos racistas”, concluiu Eduarda.
Em entrevista ao Universa, do Uol, a estudante de nutrição contou que participa de concursos juninos e de beleza desde os 3 anos de idade. “Sempre convivi com preconceito por ser negra. Não sofri somente preconceito racial, mas social e cultural. Fui criada por uma mãe solo, que sempre batalhou muito. Nós moramos na periferia e o preconceito sempre esteve presente na minha infância”, disse.
De acordo com Eduarda, os organizadores do concurso fizeram o registro de ocorrência policial pelo crime de racismo. A miss afirma ainda que o ocorrido fez com que seu vídeo ganhasse mais visualizações, o que a levou a ser uma das seis finalistas do concurso. “Ele quis me atrapalhar, mas acabou ajudando!”, disse em entrevista ao Universa.


Fonte/Foto: ISTOÉ

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.