CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL, HOJE

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 10.302.867 contaminados e 505.518 mortos no mundo. No Brasil são 1.368.195 contaminados e 58.314 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

COBERTURA OBRIGATÓRIA
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu na lista de coberturas obrigatórias de planos de saúde o teste sorológico para o novo coronavírus, aquele que detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente e indica se já houve infecção. A decisão vale para planos nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, quando o paciente apresentar ou tiver apresentado síndrome gripal, como febre, dor de garganta e tosse, ou síndrome respiratória aguda grave, como dificuldade para respirar e pressão no tórax. O teste PT-PCR, que detecta o vírus no organismo, já estava no rol de procedimentos obrigatórios.
 

ELAS TÊM EFEITO?
Artigos científicos publicados recentemente sugeriram que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e o imunizante contra a poliomielite (gotinha) reduziriam o risco de infecção pelo novo coronavírus. Matéria de VEJA Saúde   mostra que é preciso cuidado com esses antídotos, pois os estudos citados ainda estão em fases preliminares e trazem meras hipóteses de que as vacinas funcionariam para inibir o Sars-CoV-2. Até que os resultados de pesquisas rigorosas saiam, alerta o pediatra Juares Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, as medidas de prevenção seguem sendo lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento.

MULTA EM SÃO PAULO
O governador de São Paulo, João Doria, determinou a aplicação de multa no valor de 500 reais para quem estiver em áreas públicas sem máscara. Já estabelecimentos comerciais que forem flagrados com pessoas sem o item serão penalizados no valor de 5.000 reais por cada infração. O tucano argumentou que o objetivo é alcançar uma taxa de 100% no uso de máscara. Atualmente, o índice está em 97% na capital e 93% no estado. A medida vale a partir de quarta-feira, 1º de julho, e a fiscalização ficará a cargo das vigilâncias sanitárias estadual e municipal. O dinheiro recebido por essas penalidades será revertido ao programa Alimento Solidário.

PREOCUPAÇÃO EM GOIÁS
O recente aumento no número de casos e óbitos de Covid-19 em Goiás fez o governador do estado, Ronaldo Caiado, defender que prefeitos adotem um lockdown intermitente, no qual haja restrição de funcionamento de atividades por 14 dias, seguidos de reabertura destes serviços por outros 14. A exceção seriam as atividades essenciais. O mandatário, em reunião com políticos e especialistas de saúde, afirmou que os serviços que são de responsabilidade de sua gestão serão fechados a partir desta terça-feira. Ele teme por problemas como falta de leitos e medicamentos. Depois, Caiado amenizou o tom da declaração e disse que a medida se trata, na verdade, de uma segunda etapa da quarentena com "fechamento agressivo".

NOVA AMEAÇA?
Cientistas chineses identificaram uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia . O tipo surgiu recentemente e, apesar de ter os porcos como hospedeiros, parece ter capacidade de infectar seres humanos. A descrição da cepa foi relatada na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O vírus é semelhante ao da gripe suína de 2009, que matou cerca de 250 mil pessoas no mundo, mas com algumas características que podem torná-lo mais agressivo. Por se tratar de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade contra ela.

CIRQUE NA CORDA BAMBA
Um dos mais famosos grupos circenses do mundo, o Cirque du Soleil entrou com pedido de recuperação judicial junto ao governo canadense para tentar evitar a falência definitiva. A companhia acumula quase 1 bilhão de dólares em dívidas e atribuiu o agravamento da crise financeira às interrupções e cancelamentos de espetáculos por causa do coronavírus. Desde o início da pandemia, a empresa interrompeu mais de 40 shows e demitiu cerca de 3,5 mil funcionários. A recuperação judicial prevê o aporte de 300 milhões de dólares. No Brasil, o governo aprovou a destinação de 3 bilhões de reais para ações emergenciais no setor cultural durante a epidemia.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.