CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 6.185.523 contaminados e 372.377 mortos no mundo. No Brasil são 514.814 contaminados e 29.314 mortos.

NOVAS AGLOMERAÇÕES
Como aconteceu nos últimos fins de semana, apoiadores do presidente desobedeceram orientações de saúde e do governo do Distrito Federal e se reuniram em Brasília em ato com pedidos antidemocráticos. Bolsonaro participou do encontro, primeiro de helicóptero e depois a cavalo. Posteriormente, ele cumprimentou os apoiadores a pé. Enquanto isso, em outras capitais do país, como São Paulo e Rio, manifestantes foram às ruas e pediram por democracia e pela saída de Bolsonaro – e também se aglomeraram. Houve confronto entre o grupo, em sua maioria formado por integrantes de torcidas organizadas, e apoiadores do presidente, e a Polícia Militar interveio. Em meio à pandemia, a polarização política no país só aumenta.
 

AJUDA DOS EUA
O governo dos EUA enviará ao Brasil dois milhões de doses de hidroxicloroquina para ajuda no tratamento contra a Covid-19 e mil respiradores. O medicamento, não recomendado pela OMS, não teve eficácia contra a doença comprovada por estudos. Ainda assim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil comemorou o acordo. "O povo brasileiro e o povo norte-americano solidarizam-se na luta contra o coronavírus." Neste fim de semana, o MPF recomendou que o Ministério da Saúde suspenda a orientação para o uso do remédio em pacientes com Covid-19. A resistência em recomendar a droga motivou a queda do ex-ministro da Saúde Nelson Teich.

ELEIÇÕES 2020
A pandemia da Covid-19 fez com que ministros e técnicos do TSE se juntassem a parlamentares para planejar diferentes cenários para as eleições municipais deste ano, marcadas para outubro. Uma das propostas é adiar o primeiro turno para novembro e o segundo para dezembro. Outra hipótese discutida é que existam diferentes datas em cada estado, levando em conta a taxa de contágio da doença. Presidente do tribunal, Luis Roberto Barroso defende que a votação seja realizada em dois dias, das oito horas da manhã às oito da noite, o que seria inédito no país. A decisão final, porém, depende de mudanças na Constituição e de uma votação acelerada do Congresso. A ideia é que haja uma definição nas próximas semanas.

VISITA INDESEJADA
Como forma de evitar o aumento de casos importados do novo coronavírus, diversos países fecharam suas fronteiras para a entrada de estrangeiros, incluindo, é claro, os brasileiros. Até o momento, pessoas que saem do Brasil estão proibidas de entrar no território de dez nações , sendo que em três delas o veto foi específico para brasileiros. Além dos EUA, que anunciaram a medida recentemente, o turista brasileiro não pode visitar, por ora, Japão, Grécia, Canadá, Espanha, Itália, China, Austrália, Argentina e Chile. Tendo em vista que o número de infectados no país não para de subir, a tendência é que essa lista aumente e ainda dure por muitas semanas.

SINTOMA COMUM
Um estudo publicado em uma revista científica no fim de maio apontou a perda do olfato como o sintoma mais comum da Covid-19. Ao todo, foram analisados 2.013 pacientes em dezoito hospitais europeus entre março e abril. Entre eles, 1.754 (87%) com estado leve e moderado da doença relataram perda total ou parcial do olfato, enquanto 1.136 (56%) apontaram problemas em sentir gostos. Dor de cabeça, dor muscular e tosse aparecem na sequência como os sintomas mais relatados. O estudo aponta, porém, que a avaliação foi feita após a alta de pacientes, o que pode ter influenciado nas respostas, uma vez que eles foram questionados após o recebimento de seus diagnósticos.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.