COMO FOI? | PRIMEIRO DIA DE LOCKDOWN TEM RUAS DESERTAS E BAIXA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS EM RURÓPOLIS, NO PARÁ



Serviços considerados essenciais funcionaram, mas não houve registro de aglomeração de pessoas, segundo Polícia Civil
A terça-feira (2) foi de ruas praticamente desertas em Rurópolis, sudoeste do Pará. Foi o primeiro dia do lockdown decretado pela Prefeitura da cidade, para reduzir a circulação de pessoas e assim, frear o contágio pelo novo coronavírus entre a população.
Nas primeiras horas da manhã, a Polícia Civil esteve nas ruas acompanhando a circulação de pessoas. Mas, segundo o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, a movimentação de pedestres diminuiu nas ruas de Rurópolis, em relação aos dias anteriores ao lockdown.
Durante a manhã, alguns estabelecimentos que prestam serviços considerados essenciais, que constam no decreto municipal, abriram as portas para atendimento ao público, mas não houve registro de aglomeração de pessoas.
Quem saiu de casa, foi abordado pelos policiais civis. Durante a abordagem, apresentaram documento com foto e declaração impressa justificando a necessidade de deslocamento na cidade, porém, foram aconselhados sobre a necessidade de manterem o distanciamento social e intensificarem as medidas de higiene e o uso de máscaras de proteção.
“Nota-se ainda uma certa quantidade de pessoas que procuram os serviços bancários na cidade, contudo, verificou-se a observância do distanciamento entre as pessoas e o respeito às normas de higiene e uso de máscaras durante a espera do atendimento”, informou o delegado Ariosnaldo Filho.
A Polícia Civil informou que apenas uma pessoa que estava realizando propaganda volante em motocicleta pelos bairros da cidade foi advertida com mais rigor, em razão do serviço não essencial flagrado naquele momento e também pelo fato do condutor não estar munido com o documento que justificasse o seu deslocamento.
Orientado por policiais civis e militares, o condutor do veículo se comprometeu a atender as normas do lockdown, inclusive suspendendo o serviço neste período. Ele alegou desconhecimento da proibição de propaganda volante durante o lockdow. Embora comum na feira livre e bairros do Centro durante a semana, o serviço não é considerado essencial.
O delegado Ariosnaldo Filho parabenizou os moradores de Rurópolis por estarem respeitando o lockdown. “Agradecemos a conscientização dos munícipes e o empenho dessas pessoas em fazerem sua parte enquanto a cidade, em prol do bem comum, estiver com parte dos serviços suspensos. E pedimos para que numa comunhão de esforços possamos manter e até aumentar o isolamento social no período de lockdown”, finalizou.
Para as fiscalizações nesse período de lockdown em Rurópolis, a Polícia Civil conta com o apoio dos policiais militares da 17ª CIPM, que atuam nas zonas urbana e rural, além dos agentes da vigilância sanitária.

Fonte/Foto: Silvia Vieira, G1 Santarém – PA/Polícia Civil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.