NO PARÁ, SESPA DIZ QUE EXPLOSÃO DE CASOS DE COVID-19 É POR SUBNOTIFICAÇÃO



O secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, tentou explicar, ontem 20, em entrevista coletiva virtual, por que o número de mortos e de infectados pelo novo coronavírus aumentou tanto, se o governador Helder Barbalho e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta anunciaram que já passou o pico de Covid-19 por aqui. Conforme boletim da Sespa, agora são oficialmente 18.134 casos e 1.634 mortos por Covid-19 no Pará. Beltrame atribuiu o acúmulo à subnotificação pelas prefeituras. Ele garantiu que são todos casos relativos ao passado, e que o ritmo da curva de contágio desacelerou e o número de mortos caiu. Enfatizou que a Covid-19 é doença de notificação obrigatória e a sua omissão é crime. Esqueceu que incontáveis pessoas morreram sem atendimento médico ou hospitalar, e muito menos tiveram acesso aos testes. Já cansei de relatar como exemplo que eu mesma fui contaminada, os meus pulmões afetados em 20%, ainda estou em isolamento domiciliar, e também não apareço  nas estatísticas.


Aliás, a Sespa anda divergindo de si mesma. Divulgou nota oficial anteontem afirmando "que, dos casos publicados hoje, de 1.710, apenas 74 ocorreram nas últimas 24h. E, dos óbitos publicados hoje, de 162, apenas 11 ocorreram nas últimas 24h e 151 ocorreram em abril e no início de maio" (sic).  Confiram aí na foto.


Em outra nota postada nas redes sociais também hoje, a mesmíssima Sespa sustenta outra coisa. Diz que hoje foram registrados 57 casos novos e só dois óbitos, e atribui 900 casos e 78 óbitos à subnotificação das prefeituras. Um samba do crioulo doido, como diria o genial Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta.
Por sinal, o simpático e cortês secretário Beltrame pedia desesperadamente água e todo mundo que assistiu à entrevista percebeu a sua mímica, mas ninguém de sua assessoria se deu conta. Falou horas a seco. Coitado.
O detalhamento da Covid-19 no Pará, por gênero, idade e município pode ser acessado clicando aqui. Onde vocês poderão observar que aparece um caso a mais do que o informado pela mesma Sespa. Constam 18.135 casos confirmados. Ai, ai...
E eu pensava que a Matemática era ciência exata!

Fonte/Fotos: Franssinete Florenzano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.