EM MEIO À QUARENTENA, EXPOSIÇÃO VIRTUAL PARAENSE REÚNE FOTOGRAFIAS SOBRE A AMAZÔNIA


Iphan no Pará promove exposição virtual reunindo olhares sobre a diversidade cultural da Amazônia
De Belém (PA) a Manaus (AM), do rio Amazonas ao lavrado roraimense, diversos retratos compõem a exposição virtual Habitar a água: cultura e paisagens nas Amazônias, está disponível on-line a partir desta segunda-feira, 18 de maio. Promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA), a exposição reúne fotografias abordando a cultura amazônica em suas variadas dimensões. Foram recebidas 63 submissões de 12 estados brasileiros, com mais de 200 fotos, sendo selecionadas 43 imagens, individuais e em séries, de 29 profissionais.
Diante da pandemia de covid-19, a exposição, até então planejada para ocorrer em uma galeria de Belém (PA), passou a ter caráter virtual. Essa foi uma alternativa encontrada para, enquanto durar a situação de emergência pública em saúde pública, dar continuidade às atividades do Iphan e, ao mesmo tempo, manter o isolamento social como medida de contenção da pandemia.
“Estamos tentando nos adaptar ao período delicado que estamos passando e encontramos na exposição virtual uma alternativa viável para manter a exposição que já estava agendada para este semestre”, diz a superintendente do Iphan-PA, Rebeca Ferreira. “Desta forma, também é possível alcançar um maior número de visitantes, que podem conhecer e divulgar o trabalho dos participantes, assim como o nosso rico patrimônio.” 
A exposição procurou diferentes abordagens sobre a região amazônica, tendo como eixo central o caráter cultural da paisagem: saberes, trabalho, práticas, trocas e significados que navegam por entre trapiches, portos e periferias de cidades e comunidades do interior da região. A mostra reúne fotografias que retratam identidades amazônicas e memórias.
A partir de rios, igarapés e canais, em meio urbano e rural, a mostra congrega imagens que se situam na interação entre ser humano e natureza. Materialidades socioeconômicas atravessando significados culturais, tendo como norteador o Patrimônio Cultural, que interagem e constroem diferentes populações que habitam as Amazônias. Ao término da pandemia da Covid-19, a exposição deverá retomar o plano original e ser realizada em uma galeria.
Serviço:

Exposição “Habitar a água: cultura e paisagens nas Amazônias”
Data: a partir de 18 de maio de 2020
Local: www.iphan.gov.br/habitaraagua/


Foto topo: Gisele Bertinato
Foto lateral direita: Karina Martins

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.