CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 251.832 mortos e 3.598.324 contaminados no mundo e 7.321 mortos e 107.780 contaminados no Brasil.

LONGE DO IDEAL
O estado de São Paulo se aproxima da reabertura gradual , prometida para 11 de maio, longe da taxa de isolamento de 70%, apontada como ideal por especialistas. Na última semana, quatro dias registraram índices abaixo do mínimo aceitável de 50%, segundo monitoramento do governo de João Doria. Para tentar diminuir a curva de contágio do coronavírus, o estado adotou a obrigatoriedade do uso de máscaras por passageiros e funcionários no transporte coletivo. A partir de quinta-feira, a medida preventiva também passa a valer para  qualquer pessoa que estiver na rua. A fiscalização ficará sob responsabilidade das prefeituras.
 

AUXÍLIO CONTRA A CRISE
Nos esforços de combate à Covid-19, estádios e centros de convenções pelo país se transformaram em hospitais de campanha para receber pacientes infectados pela doença e evitar a saturação do sistema público de saúde. Como mostra reportagem de VEJA desta semana, os espaços construídos em tempo recorde se mostram bem estruturados para auxiliar na crise sanitária. "Temos conhecimento e gabarito para criar ambientes absolutamente seguros", afirma o responsável pela gestão do hospital no Pacaembu, Guilherme Schettino. Até o momento, são 40 instalações hospitalares em dez estados, o que significa mais de 4.000 vagas. Estima-se, porém, que em dois meses, essa quantidade dobre.

ESPERANÇA DE CURA
Pelo menos seis entre 47 medicamentos já existentes analisados por pesquisadores dos EUA e da França ajudaram no combate à Covid-19, de acordo com estudo publicado na revista científica Nature. As drogas potencialmente eficazes impediram a replicação do vírus em testes realizados com células de macaco. Em outro front de pesquisa, na Holanda, cientistas criaram um anticorpo capaz de impedir a entrada do coronavírus nas células. Segundo o estudo, o anticorpo experimental 47D11 neutralizou a proteína spike, que fica na superfície do vírus. A descoberta pode ser usada contra a doença no futuro. As pesquisas ainda estão no início, mas são mais uma esperança na busca pela cura.

O HOMEM DE CONFIANÇA DE TEICH
Considerado um nome técnico com experiência no manejo da máquina pública, Denizar Vianna deixou o cargo de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde para assumir como assessor especial do ministro Nelson Teich . Vianna é amigo do titular da pasta e foi escalado para o primeiro cargo de confiança do ministro para ajudá-lo na tomada de decisões estratégicas. Teich tem sido criticado pela demora na entrega de equipamentos emergenciais aos estados, como respiradores e kits de UTI, promessa feita pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. A tendência é que haja celeridade com a chegada de Vianna.

PLANOS DE REABERTURA
País que já foi o epicentro da pandemia, a Itália iniciou um relaxamento das medidas de isolamento social impostas há mais de dois meses. A chamada 'fase 2' prevê a liberação gradual das restrições à circulação de pessoas e a retomada da atividade econômica, com mais de 4,5 milhões de pessoas autorizadas a voltar ao trabalho. O país contabiliza mais de 211 mil casos e quase 30 mil mortes. Nos EUA, Trump planeja reabrir a economia até 1º de junho, mesmo com as projeções de aumento de casos e mortes nas próximas semanas – o número diário de óbitos deve praticamente dobrar até o fim de maio. Os dados mostram que a reabertura é arriscada.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.