RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA NOITE | SEGUNDA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2020



AUSÊNCIA DE MANDETTA ALIMENTA BOATOS DE CRISE COM BOLSONARO

A entrevista do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao Fantástico, na noite de ontem, elevou a tensão entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na ocasião, ele cobrou uma "fala unificada" entre suas orientações e as do presidente. "Isso leva para o brasileiro uma dubiedade, ele não sabe se ele escuta o ministro da saúde ou se escuta o presidente da República", disse à TV Globo.
Bolsonaro esquivou-se de comentar a fala dizendo que não assiste à TV Globo. Porém, como revelou a colunista do UOL Thaís Oyama, o posicionamento público custou ao ministro o apoio da ala militar do Planalto.
Na edição do dia do UOL Debate, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo questionou a postura de Mandetta. "Acho que o ministro erra quando incita qualquer divergência com o presidente da República, que é o chefe dele." Antes da chegada de Vítor Hugo ao debate, a deputada, Osmar Terra, Gomes e Coronel Tadeu haviam colocado panos quentes nos desentendimentos entre Mandetta e Bolsonaro e com o próprio Osmar Terra. "Em Brasilia, as pessoas conversam", disse Zambelli. "A gente tem que fazer menos especulação em momentos de crise."
A especulação sobre o clima tenso hoje em Brasília só ganhou forças com a ausência do ministro Mandetta na apresentação diária de atualização de ações no combate à pandemia no Palácio do Planalto. Apesar de a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) ter colocado o médico entre os possíveis participantes horas antes, a divulgação dos informes técnicos começou apenas com a participação dos secretários de Mandetta.
"Antes que vocês queiram perguntar, o ministro Mandetta pediu para que nós iniciássemos a reunião. Ele está em outro compromisso e, se der tempo, ele vai chegar ainda para dar continuidade [à coletiva] ", informou o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis. O ministro, contudo, não chegou a comparecer à apresentação técnica feita pela Saúde.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Coronavírus: Brasil tem 1.328 mortes confirmadas e 23.430 casos no total

- Moro: Apesar de casos de covid-19 em prisões, situação está 'sob controle'

- Governo compra mais 4,5 mil respiradores da indústria nacional

- Ministério da Saúde diz que 93 mil testes foram analisados em laboratórios.

Fonte/Foto: Clarice Cardoso, do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.