MUNICÍPIOS DO OESTE PARAENSE RECEBEM RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Santarém-PA

MPF questiona os municípios quanto a existência de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e de planos municipais de contingência.
Como medidas de enfrentamento ao coronavírus, o Ministério Público Federal (MPF) informou que na segunda quinzena de abril enviará ofícios e recomendações aos municípios paraenses para alertar sobre a necessidade de tomada de providências e de transparência na divulgação de dados e planos.
Na região oeste do Pará, os documentos são direcionados aos municípios Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Uruará e Terra Santa.
Os municípios são questionados quanto a existência de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e de planos municipais de contingência, providências tomadas, adoção de isolamento social, números de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de respiradores ocupados e não ocupados e quantos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão disponíveis para os profissionais de saúde atuarem em casos de suspeita do novo coronavírus.
O MPF esclarece que continua cobrando, de autoridades estaduais e federais, providências e informações relativas ao enfrentamento ao coronavírus no Pará. Além das diversas iniciativas já divulgadas desde o início da pandemia.
Prestação de contas
O MPF decidiu encaminhar ofícios à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e às secretarias municipais de Saúde de Belém, Ananindeua e Marituba, requisitando que informem os valores já recebidos da União em decorrência de medida provisória que dispôs sobre apoio financeiro da União a estados e municípios em decorrência da situação de calamidade pública causada pela pandemia mundial de coronavírus.
Os ofícios cobram que as secretarias informem, dos valores recebidos, o que já foi executado, indicando a forma como se deu a aplicação.

Fonte/Foto: G1 Santarém – Pará/Adrio Dener

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.