MANAUS-AM | EM PROTESTO POR DEMORA NO ATENDIMENTO NA CAIXA, POPULARES BLOQUEIAM AVENIDA



Clientes do banco Caixa Econômica Federal, da agência do bairro Mutirão, bloquearam parte da avenida Grande Circular, nesta terça-feira (28), em protesto por causa da longa demora no atendimento. A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos e evitar ainda mais aglomeração no local.
Protesto
Desde início do pagamento do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal durante a pandemia, agências da Caixa estão registrando filas e aglomerações todos os dias, algumas iniciando pela noite e madrugada. Durante a manifestação de hoje alguns clientes chegaram a relatar que estavam com mais de 5 horas na fila e outras teriam dormido ao ar livre para poderem ser atendidos hoje.
Agente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a PM foram acionados para desbloquear a via e liberar o acesso aos motoristas que passavam pela avenida.
Impactos
Em nota, a Caixa explicou que tem atuado para amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da pandemia.
Para atender quem mais precisa, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações. Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Pessoas sem direito
Levantamento da Caixa aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.
O aplicativo Caixa Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao auxílio emergencial. A Caixa recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app Caixta Tem.
Calendário
O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a Caixa também alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 8h às 12h: http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado O banco informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem.
Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.
Prioridade digital
Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da Caixa pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.
Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.
O apoio à população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.

Fonte/Foto: Portal Marcos Santos

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