ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA A PONTE SOBRE O RIO ARAGUAIA



O ministro da Integração Nacional, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou ontem a ordem de serviço para construção da ponte sobre o rio Araguaia, no trecho da BR-153 entre os municípios de São Geraldo do Araguaia (Pará) e Xambioá (Tocantins). A travessia é realizada através de balsas, prática que dificulta a logística para a saída da produção local e regional, encarece o frete e enseja denúncias de extorsão, além da demora de pelo menos uma hora e meia para atravessar o rio. 
A obra parece de Santa Engrácia. A abertura do edital para elaboração dos projetos básico e executivo para a execução das obras foi no dia 17 de novembro de 2016.  A ordem de serviço foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer em 2017, mas uma das empresas que disputava a licitação conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal embargando as obras, que nem chegaram a começar.
Em 29 de agosto do ano passado, o mesmíssimo ministro Tarcísio Gomes de Freitas chegou a assinar a ordem de serviço, mas a obra não saiu do papel. Continuou tudo parado devido à disputa judicial, e finalmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão executor, obteve decisão favorável. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até três anos. É disso que o Pará e o Brasil precisam. Obras necessárias e que vão gerar empregos para a população viver com dignidade e não recebendo esmolas.
Antiga reivindicação da população dos dois estados, a ponte terá 1.727 metros de extensão. O empreendimento e seus acessos também vão otimizar o tempo e os custos com transporte para veículos que trafegam com destino às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A BR-153 permite a integração multimodal com a hidrovia Tocantins-Araguaia e a ferrovia Norte-Sul, mas para isso é preciso viabilizar a remoção do Pedral do Lourenço, para garantir a navegação livre em pelo menos 500 Km no rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).
Na época da licitação o menor valor apresentado para a execução da obra foi de R$ 130 milhões. Certamente será repactuado.

Fonte/Foto: uruatapera.blogspot.com.br

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