ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA A PONTE SOBRE O RIO ARAGUAIA
O ministro da Integração
Nacional, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou ontem a ordem de serviço para
construção da ponte sobre o rio Araguaia, no trecho da BR-153 entre os
municípios de São Geraldo do Araguaia (Pará) e Xambioá (Tocantins). A travessia
é realizada através de balsas, prática que dificulta a logística para a saída
da produção local e regional, encarece o frete e enseja denúncias de extorsão,
além da demora de pelo menos uma hora e meia para atravessar o rio.
A obra parece de Santa Engrácia.
A abertura do edital para elaboração dos projetos básico e executivo para a
execução das obras foi no dia 17 de novembro de 2016. A ordem de serviço foi assinada pelo
ex-presidente Michel Temer em 2017, mas uma das empresas que disputava a
licitação conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal embargando as obras,
que nem chegaram a começar.
Em 29 de agosto do ano passado,
o mesmíssimo ministro Tarcísio Gomes de Freitas chegou a assinar a ordem de
serviço, mas a obra não saiu do papel. Continuou tudo parado devido à disputa
judicial, e finalmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit), órgão executor, obteve decisão favorável. A expectativa é de que as
obras sejam concluídas em até três anos. É disso que o Pará e o Brasil
precisam. Obras necessárias e que vão gerar empregos para a população viver com
dignidade e não recebendo esmolas.
Antiga reivindicação da
população dos dois estados, a ponte terá 1.727 metros de extensão. O
empreendimento e seus acessos também vão otimizar o tempo e os custos com
transporte para veículos que trafegam com destino às regiões Sul, Sudeste e
Centro-Oeste. A BR-153 permite a integração multimodal com a hidrovia
Tocantins-Araguaia e a ferrovia Norte-Sul, mas para isso é preciso viabilizar a
remoção do Pedral do Lourenço, para garantir a navegação livre em pelo menos
500 Km no rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).
Na época da licitação o menor
valor apresentado para a execução da obra foi de R$ 130 milhões. Certamente
será repactuado.
Fonte/Foto: uruatapera.blogspot.com.br
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