VOLTA ÀS AULAS: COMO A FAMÍLIA PODE SE PREPARAR!
Milena Fiuza*
As escolas se transformam
em um território desconhecido para as crianças no início do ano letivo,
resultando em um misto de emoções. Muitas delas estão iniciando sua vida
escolar; outras, trocando de escola; algumas
,ainda, estão mudando de sala, período ou professor. Em todos esses
momentos, é necessária a adaptação. Nesse período, há crianças ávidas para ver
amigos, conhecer novas pessoas e retomar atividades. Já outras podem sentir
ansiedade e preocupação.
Há algumas maneiras de
ajudá-las a se sentirem mais confortáveis com o retorno à rotina escolar.
Quando o assunto vem à tona, é importante evitar o tom preocupante ou de
suspense evidenciado em frases do tipo: “Ih, as férias já estão acabando
hein...”, ou “Vai acabar a moleza! Semana que vem tem aula”, ou, ainda, “Já, já
vai começar tudo de novo”. Nesse momento, é preciso auxiliar as crianças a ver
esse retorno como uma oportunidade de que tudo seja diferente e melhor, e não
necessariamente dizer que ela terá “mais do mesmo”, acarretando uma rotina
cansativa e desmotivadora.
Os alunos precisam se
adaptar a novos horários, regras e professores. Tanta novidade pode tornar o
novo ambiente um cenário assustador, capaz de causar até mesmo pânico. Nessa
fase, a família desempenha um papel importante, amenizando o desconforto para
que cada aluno enfrente com mais segurança essa etapa da vida.
As crianças pequenas têm
menos recursos emocionais para mudanças, pois tudo que é diferente e acontece
longe dos pais as deixam inseguras. Não é recomendável fazer mudanças sem
preparar a criança; por isso busque acompanhá-la na visita ao espaço e conhecer
as pessoas com quem ela vai se relacionar. Faça um tour pela escola, conheça os
professores. São esses gestos que a ajudarão na preparação para a rotina,
principalmente em uma escola nova. Aos que vão frequentar a mesma escola, é
preciso voltar ao ritmo. Por isso, cerca de uma semana antes, retome o horário
de dormir e de acordar para preparar o corpo da criança. Você pode organizar
também os mesmos horários de refeição estabelecidos na escola. Além disso,
arrume o espaço para as tarefas. Sente-se com o seu filho e, em conjunto,
designe um horário e um local para que ele possa fazer as lições que estão por
vir. O importante é que haja um espaço em que a criança se mantenha focada na
atividade, pois tarefa de casa é extensão da escola. Certifique-se também de
escolher um horário em que você esteja disponível, caso seu filho precise de
ajuda.
Levar as crianças para a
escola sem lágrimas e resistência também auxilia no bom começo. Quando o
responsável deixa o filho na sala e sente medo ou considera que ficar ali é um
sofrimento, toda essa energia é captada pela criança.
A segurança na escolha da
escola é primordial para abrir seu coração a esse novo ambiente. Os pais são um
espelho para os filhos, um exemplo a ser seguido. Por isso, se você se sentir
seguro, seu filho assim também se sentirá. Uma ótima estratégia para a volta às
aulas é incentivar o comportamento positivo. Uma das maneiras mais eficazes de
aguçar esse tipo de sentimento é encorajá-lo. Quando a criança se comportar de
maneira positiva, elogie-a e incentive-a a manter a boa postura. Se ajudou o
professor em sala ou um amigo que estava com dificuldades, mostre que está
orgulhoso e que ela mesma também deve se orgulhar do comportamento que teve. Se
ficou na escola sem qualquer birra ou choro, fez um amigo, brincou,
interessou-se por alguma atividade, igualmente se mostre orgulhoso de sua
conduta. Assim, as crianças vão retomando a rotina habitual de vida escolar,
que contempla competências científicas e habilidades socioemocionais.
*Milena Kendrick Fiuza é
gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino
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