BELÉM-PA | CÍRIO SERÁ ABERTO EM NAZARÉ NESTA TERÇA (8)



Clero, autoridades e fiéis se reunirão na Basílica e Praça Santuário
Chegou a grande noite da abertura oficial da 227ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Uma programação, a partir das 18 horas desta terça-feira (7), irá marcar o começo do maior evento cultural e religioso dos paraenses, cujo tema, em 2019, é "Maria, Mãe da Igreja", referindo-se, em particular, aos 30 anos de criação da Diocese de Belém. Integrantes da Arquidiocese de Belém, autoridades e fiéis em geral participarão de uma cerimônia religiosa, da inauguração da iluminação da Basílica Santuário e dos arcos da Praça Santuário e da premiação dos estudantes vencedores do Concurso de Redação do Círio 2019, na Casa de Plácido. Entre as autoridades que participarão da abertura oficial do Círio 2019 estão o reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), padre Luiz Carlos Gonçalves, como representante da Arquidiocese de Belém, e o diretor-coordenador da Diretoria da Festa, Cláudio Acatauassu Nunes. Gestores do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém, integrantes do Clero, patrocinadores e apoiadores oficiais do Círio estarão presentes ao evento.
A programação começará com uma missa na Basílica Santuário às 18 horas. A cerimônia será presidida por Dom Fernando Guimarães, arcebispo militar do Brasil. A igreja deverá receber um público expressivo de pessoas, entre moradores da Grande Belém e visitantes de outras cidades paraense e de fora do Estado que chegam a Belém para os 12 eventos da Quadra Nazarena.
INAUGURAÇÃO
Logo após a missa, por volta das 19 horas, autoridades religiosas, civis e militares e colaboradores do Círio 2019 se concentrarão em frente à Basílica Santuário. Eles irão aguardar pelo momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da igreja serão acesas, quando, então, estará oficialmente aberta a Festividade Nazarena de 2019. O público vai poder conferir, ainda, uma performance da Banda da Guarda Municipal de Belém.
Em sequência, autoridades e dirigentes da Diretoria da Festa de Nazaré seguirão até a Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, onde ocorrerá a premiação dos vencedores do XXV Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado pelo aluno Rodrigo Almeida, do Colégio Santa Catarina de Sena. O segundo lugar foi de Eliana Castro, do Centro de Ensino Reino Encantado - CEEP Maguari, e o terceiro, de Carlos Eduardo Guimarães, Grupo Educacional Ideal. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados.
Na Casa de Plácido, instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2019 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da Festividade. A grande romaria de cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém, no Círio 2019, ocorrerá neste domingo (13).

Fonte/Foto: Eduardo Rocha – O Liberal/Arquivo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.