RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA MANHÃ | TERÇA-FEIRA, 02 DE JULHO DE 2019



ACORDO DO MERCOSUL COM A UNIÃO EUROPEIA NÃO PREVÊ FACILITAR ENTRADA DE BRASILEIRO

Para quem se animou com a possibilidade de o acordo o Mercosul e a União Europeia ajudar na entrada de brasileiros no continente europeu, a primeira versão do texto traz uma má notícia: o tratado de livre comércio não prevê a facilitação de trânsito de pessoas entre os dois blocos. Pelo contrário, a entrada de turistas brasileiros na UE deve ser dificultada a partir de 2021, quando será necessário preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa para entrar.
A aliança comercial, por outro lado, permitirá que empresas de um dos blocos participem de licitações e de compras governamentais do outro. Na prática, quando entrar em vigor, o tratado deve abrir as portas para que empresas europeias participem em pé de igualdade com companhias brasileiras em concorrências públicas no país, um mercado estimado em R$ 78 bilhões por ano só no âmbito da União.
Hoje, os governos podem estabelecer travas que impedem ou dificultam a entrada de concorrentes estrangeiros, protegendo as companhias nacionais.
Esse acordo não é para já e deverá demorar um bom tempo para os países dos dois blocos aprovarem os detalhes finais. A concretização das negociações entre as duas regiões, porém, vem em boa hora, já que os dados de comércio do Brasil, a principal economia do Mercosul, e os da União Europeia mostram contínuas desacelerações.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Após pressão e negociação, relator pode fazer mais mudanças na Previdência

- Ida de Moro à Câmara faz oposição antecipar volta a Brasília para traçar estratégia

- Najila tenta pegar celular que deixou com polícia, mas devolução é negada

- Semana deve ser mais fria do ano, mas calor volta rápido, diz meteorologia.

Fonte/Foto: Camila Rodrigues da Silva, do UOL


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.