PARÁ | MRN LEVA TÁ NA MÃO PARA COMUNICADORES DE SANTARÉM, ORIXIMINÁ E FARO
Evento ofereceu
qualificação aos profissionais da região que aprenderam a utilizar o celular
para produzir e editar vídeos com conteúdos de qualidade para o público
A Mineração Rio do Norte
abriu as ações de comemoração dos seus 40 anos, a serem celebrados no dia 10 de
agosto, investindo no público que traz a informação e conta as histórias das
pessoas no dia a dia: os veículos de comunicação. A empresa realizou no último
fim de semana, o Workshop Tá na Mão, do qual participaram jornalistas,
radialistas, blogueiros, influenciadores digitais, instituições locais e
representantes dos sindicatos da categoria de Santarém e Oriximiná. No evento,
o aprendizado esteve na palma da mão, como diz o próprio nome, mostrando como
as pessoas podem utilizar, de forma prática, o celular para gravar e editar
vídeos, além de produzir conteúdo de relevância para a sociedade.
Em um treinamento que
durou o dia inteiro, a MRN ofereceu qualificação por meio de uma equipe
experiente e conhecida por realizar esses tipos de capacitação pelo Brasil. O
time foi composto pela jornalista Francy Rodrigues, social media que
compartilhou os conhecimentos sobre a rede que mais tem crescido no mundo: o
Instagram, que já conta um 1 bilhão de contas ativas e o Brasil é o segundo
país que mais acessa a rede; Joelson Maia, especialista em storytelling, que
mostrou como valorizar as boas histórias por meio da música e dos ruídos; o
editor Edson Barreto, que abordou os melhores aplicativos para a edição de
vídeos no celular e dicas sobre enquadramento, captação de áudio e uso da luz
em gravações.
Rachel Pessôa, gerente de
Comunicação da Mineração Rio do Norte, afirmou que o workshop foi fundamental
para compartilhar conhecimento com um dos públicos mais importantes para a
empresa, que são os comunicadores. “Estamos começando a nossa agenda dos 40
anos com vocês, trazendo um conteúdo de extrema qualidade dentro desse contexto
completamente transformador que o mundo vem vivendo, enquanto comunicação. E
não é um privilégio nosso de se reinventar enquanto comunicação corporativa,
mas todos que trabalham conectados precisarão acompanhar as nuances desse novo
mercado, atuando cada vez mais de forma responsável no compartilhamento de
informações. Estamos muito felizes por construir junto com vocês esse
aprendizado”, destacou.
A jornalista Francy
Rodrigues ressaltou que a turma de Santarém, de todos os lugares que já
passaram pelo Brasil, foi uma das mais proativas, colocando em prática de
imediato os conteúdos abordados no curso. “Isso foi um divisor de águas. Nosso
Tá na Mão é antes e depois de Santarém. Todo mundo saiu do curso hoje sabendo
editar, como fazer a melhor postagem no Instagram e sabendo também como contar
uma boa história, utilizando recursos, como música e texto. Agradecemos a
Mineração Rio do Norte que teve a preocupação de qualificar os profissionais de
comunicação da região para esses novos desafios. Isso é um ato nobre”,
reforçou. “Santarém surpreendeu. Com o mesmo calor com que as pessoas recebem
você, elas também têm de atenção, pois valorizam cada informação e isso
incentiva a gente a continuar. Achei muito interessante a maneira da MRN juntar
as pessoas, que realmente contam a história de região, para essa capacitação”,
completou Edson Barreto.
Profissionais elogiam
iniciativa
O jornalista Jeso
Carneiro, que edita blog de nome homônimo, disse que as atualizações para os
profissionais que atuam com as tecnologias na informação são sempre bem-vindas.
“Achei uma oportunidade sensacional, que nos proporcionou aprendizado e esse
aprendizado é maior quando você tem pessoas experientes com outros olhares que
a gente não tem. Aprendi aqui que temos que ser a nossa própria mídia,
investindo em conteúdos de qualidade nas nossas mídias sociais. A Mineração Rio
do Norte sempre teve esse papel relevante, mostrando preocupação em qualificar
os profissionais. Numa oficina dessa, todo mundo sai muito mais rico
profissionalmente”, declarou.
Jampierre Martins, gerente
de Jornalismo da TV Atalaia em Oriximiná, disse que a iniciativa da MRN foi
acertada e permitiu atualização para todos os profissionais. “Com certeza, todo
o conhecimento que nos foi repassado vai facilitar muito o nosso trabalho no
dia a dia. Quem trabalha na área de comunicação sabe os desafios que
enfrentamos em televisão, por exemplo, para fazer a gravação e edição. Muitas
vezes, você está num lugar e não tem como ir para o estúdio. Com as técnicas de
vídeo que aprendemos, podemos fazer essa edição pelo celular e assim o trabalho
não ficará comprometido”, avaliou.
O jornalista Jota Ninos,
que este ano completa 35 anos de profissão, disse que o curso quebrou algumas
resistências para se usar as mídias sociais para produzir conteúdo. “É
importante ter essa possibilidade de fazer o contato com as mídias sociais. Eu
utilizo meu blog e Facebook para divulgação dos meus conteúdos e tenho que usar
mais Instagram. O curso me deu esse olhar de como posso aproveitar essa rede
para fazer, inclusive, um trabalho jornalístico”, afirmou.
Rachel Pessôa, gerente de Comunicação da MRN |
Analista de Comunicação |
Communication Analyst | Temple Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário