UNIDADE FLUVIAL DE SAÚDE ATENDERÁ CINCO REGIÕES DE RIOS EM SANTARÉM A PARTIR DE AGOSTO



Cerca de 2 mil atendimentos serão feitos por mês em 77 comunidades. Unidade foi inaugurada neste sábado (29) durante solenidade na Praça da Matriz
A partir de agosto deste ano as comunidades ribeirinhas de cinco regiões de rios de Santarém, no oeste do Pará, poderão contar com os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros. A embarcação foi inaugurada neste sábado (29) durante solenidade na Praça da Matriz.
A UBS fluvial teve um custo total de mais de R$ 2 milhões com recursos federais e municipais, e é uma unidade básica de porte I medindo 22 metros, tendo quatro consultórios, sala de procedimento, arquivo, cozinha, expurgo, sala de esterilização, sala de imunização, lavanderia, local para descarte de lixo, recepção, farmácia e banheiros.
Ao todo, 77 comunidades serão beneficiadas nas regiões Aritapera, Arapixuna, Ituqui, Tapará e Lago Grande, atendendo cerca de 2 mil pacientes por mês.
“Estamos nos procedimentos finais com a legalização junto ao Ministério da Saúde. Os primeiros atendimentos serão na região da várzea, em Tapará, Aritapera, e a segunda viagem, por 10 dias, também será no Lago Grande”, que contemplará as demais regiões”, destacou Dayane Lima, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Moradora da comunidade Cabeça d’Onça, na região do Aritapera, Gilda Azevedo comemorou. Para ela, que precisa se deslocar para Santarém em busca de atendimento, a UBS já é um grande avanço no atendimento básico de saúde.
“Vai solucionar nossas dificuldades, principalmente no tempo da seca. Espero que as equipes atendam as nossas comunidades com carinho porque as nossas comunidades precisam de assistência médica de qualidade”, enfatizou.
Pelas águas do rio amazonas a embarcação será comandada por Nelson Cardoso, que já trabalhou em projetos semelhantes na região do Arapiuns. “Já temos farta experiência na área, é gratificante atender nossos ribeirinhos. A região ainda é muito carente nessa área, e essa embarcação só vem a agregar nesse trabalho”, contou.
Homenagem
A UBS fluvial tem como patrono o médico Ailton Barros, que teve atuação e contribuiu significativamente para o setor de saúde pública de Santarém. O profissional chegou a ser secretário de saúde do município, no período de 1997 a 1999.
“Foi um grande médico, um divisor de águas na saúde pública em Santarém fazendo a municipalização e implantou vários serviços na atenção básica e no hospital municipal”, destacou Nélio Aguiar (DEM), prefeito de Santarém, ao falar sobre a homenagem.

Fonte/Foto: Geovane Brito, G1 Santarém — PA/Agência Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.