TRADIÇÃO | CAPELINHA DE MELÃO, É DE SÃO JOÃO...



A festa de São João foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Na Europa, era amplamente festejada. Na cidade, do Porto, no Norte de Portugal, até hoje desfilam os blocos de São João.
Na ocasião, os namorados distribuem cravos e rosas e vasos de manjericão com uma crença de que com isso a relação dos dois dure muito tempo. Daí vem a música “Capelinha de melão”, que diz: “é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão”.
Para quem sempre se perguntou o que significa “Capelinha de melão”, eis aqui a explicação da pesquisadora de folclore Nairzinha Spinelli Lauria: é um costume antigo homenagear o santo no dia 24 de junho com a escultura de uma capelina feita de melão (veja na foto), acompanhada de cravo, rosa e manjericão, exatamente como na música!
A Festa de São João é inconfundível: as pessoas se vestem de caipira, a decoração é feita com bandeirinhas coloridas e fogueira, são servidas bebidas e comidas próprias dessa festa, há ainda as músicas de São João e a dança típica, a quadrilha. E tem mais: não há festa de São João que não tenha fogos de artificio.
Com o tempo, o costume de festas caipiras se estendeu para outros santos que também são comemorados no mês de junho: Santo Antônio, dia 13, e São Pedro e São Paulo, dia 29. Por isso, são chamadas de festas juninas.
Mas, como cada escola, cada clube e cada tribo querem fazer a sua festa junina, não cabem no calendário de um mês só e já é costumeiro fazer também festas julinas, em julho, com as mesmas caracterizações.

CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de Melão,
É de São João,
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão.

São João está dormindo,
Não me ouve não,
Acordai, acordai,
Acordai João

Atirei rosas pelo caminho,
A ventania veio e levou,
Tu me fizestes com seu espinhos,
Uma coroa de flor.

Capelinha de Melão,
É de São João,
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão.

Compositores: João De Barro / Alberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.