RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA MANHÃ | QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2019



💸 CRIME ALIMENTA NEGÓCIOS LÍCITOS PARA LAVAR DINHEIRO

Matéria publicada pelo UOL nesta quarta-feira (5) traz os resultados de um estudo que analisa com profundidade o mercado ilícito no Brasil. Os pesquisadores tratam de mercados ilegais de drogas, assaltos a banco, armas e veículos, e também de milícias, contrabando, das conexões com mercados lícitos e do nosso modelo de políticas de segurança.
O estudo mostra alguns mecanismos usados por criminosos para lavagem de dinheiro, sendo o consumo a principal forma pela qual dinheiro sujo vira dinheiro limpo. Recursos ilegais acabam por movimentar a economia de lugares vulneráveis, impulsionando negócios como redes de franquias, shopping centers e acabam por beneficiar o próprio governo, por meio do pagamento de tributos desse consumo.
Outro destaque é a revelação de que o Ministério das Relações Exteriores decretou sigilo nos custos das viagens feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nos cinco primeiros meses de governo.
O pedido dos dados, feito pelo UOL por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), foi negado com a justificativa de que poderia colocar em risco a segurança das operações de futuros deslocamentos do presidente.
Ao impedir a divulgação dessas informações, Bolsonaro repete seus antecessores, Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), que também restringiram o acesso aos gastos de seus giros internacionais.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- No Ratinho, Bolsonaro diz que ainda não tem votos para aprovar Previdência

- Reformar Previdência pode criar geração de inaposentáveis, diz ex-ministro

- Historiadora Lilia Schwarczdiz diz que crise fez aflorar ressentimentos na sociedade

- Impeachment: "jogo do empurra" marca depoimentos de técnicos de Crivella.

Fonte/Foto: Thiago Fernandes, do UOL

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.