RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA MANHÃ | TERÇA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2019



💵ODEBRECHT CONTOU COM AJUDA DE 11 BANCOS PARA PAGAR PROPINA, SEGUNDO DELATORES



Matéria desta terça-feira (28) no UOL mostra que o esquema ilegal montado pela Odebrecht para pagamento e lavagem de propinas contou com a colaboração de pelo menos 11 instituições financeiras do Brasil e exterior. Isso é o que apontam os depoimentos de seis executivos que atuaram no chamado "setor de Operações Estruturadas" da companhia, montado justamente para operar os pagamentos irregulares em troca de facilidades para os negócios da empresa.
As delações do ex-executivos estão anexas ao processo que determinou a deflagração da 61ª fase da Operação Lava Jato, com foco no sistema financeiro.
No último dia 8, agentes da PF (Polícia Federal) cumpriram mandados de busca e apreensão no Banco Paulista, em São Paulo, uma das instituições financeiras citadas por delatores em colaborações com a Justiça. As investigações apontam para uma colaboração entre a empreiteira e o banco para "lavar" dinheiro de propina para executivos.
De acordo com o relato dos delatores, as relações entre o esquema de pagamento de propinas da Odebrecht e bancos vêm desde 2006.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Em atrito com o Congresso, governo vê acabar prazo para aprovar MPs

- O que dizem as correspondências confidenciais trocadas entre Brasil e ONU sobre o golpe de 1964

- Asfixia, dia de visita, reação: o que significam as mortes de presos no AM

- Defensores da reforma, Maia e Onyx não abrem mão de aposentadoria especial.

Fonte/Foto: Eduardo Lucizano, do UOL







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.