EM TERRA SANTA-PA PROJETO “HORTA EM TODO CANTO” DA SEMAGRI CHEGA AO BAIRRO CENTRO COM DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS


O Projeto Horta em todo Canto da SEMAGRI- Secretaria Municipal de Agricultura chegou ao bairro do Centro da cidade na manhã desta terça-feira 06 de Novembro, porém se notou a pouca procura pelos moradores.
O projeto já vem distribuindo mudas de hortaliças nos demais bairros da cidade e sempre tem muita procura pelos moradores, porém ao chegar ao Centro da Cidade se notou a pouca procura. Nos demais bairros o povo ajudava a arrumar o local, pois já estava à espera, fazendo sol ou chuva a demanda era sempre grande.
A secretaria de Agricultura “Cristina Farias Leite” falou conosco sobre o objetivo do projeto no município: Nós percorremos todos os bairros da cidade, começamos pelo bairro da Conquista, Cidade Nova, Santa Clara, Aparecida, São Francisco e hoje no final do projeto aqui no bairro do Centro. A nossa intenção é fazer uma Terra Santa mais produtiva, incentivar a agricultura e nós viemos não somente com as mudas mais com assistência técnica, nosso quadro contamos com engenheiro agrônomo “Danilo Paulain” e nossa técnica agrícola responsável pelo viveiro “Fabiane Almeida”, então o produtor, a dona de casa, que recebe a muda, mas ela não só recebe a muda, mas também a forma correta de como cultivar essas mudas, nós temos tomate, couve, alface, pepino e quiabo e uma série de hortaliças para quem precisa de espaço grande, se quiser produzir em alta escala e quem quiser plantar em baixa escala também. O que nós queremos é uma Terra Santa mais produtiva, que a gente deixe de trazer as coisas de fora, que a gente possa consumir hortaliças aqui do município, essa é nossa intenção do projeto. Neste final do ano agora no aniversário da cidade, já deixo convite em nome do nosso Prefeito e do Sindicato dos Produtores Rurais, conclamar a população em geral para está nos dias 14, 15, 16 de Dezembro com uma vasta programação cultural: corrida de cavalo, prova dos três tambores, doações de mudas, vamos levar mais de 5 mil mudas para ser distribuídas, a feira do mel,  nós temos um projeto junto com a mineração Rio do Norte, é uma condicionante as criações de abelhas sem ferrão, nós temos 20 famílias em três comunidades rurais que criam as abelhas sem ferrão, nós vamos fazer a feira do Mel, já extraímos este ano Mel de primeira qualidade , lá no parque de exposição e também a doação de mudas”.
Já se nota o retorno hoje do projeto nos bairros onde já passou, vendo que hoje é a culminância dos bairros?
“Em todos os bairros o feedback é positivo, nós percebemos porque as pessoas voltam para pegar assistência técnica na secretaria, então nós já temos esse retorno muito bom, o saldo é positivo desse projeto. E se nós continuarmos na frente da secretaria o projeto vai continuar é uma das missões que o prefeito nos deu quando assumimos esta secretaria, é alavancar a agricultura, hoje nosso potencial no município é para pecuária, nós temos 35 mil bovinos, então nosso potencial não é para agricultura, nosso potencial é para pecuária, mas nós precisamos produzir.Nós temos caminhão agrícolas, temos o trator agrícola, que faz a mecanização do solo do Produtor, o agricultor só precisa ir na secretaria agendar, a gente manda o trator, o engenheiro agrônomo vai olhar e diz o que precisa ser feito, então é dessa forma que nós estamos alavancando o agronegócio, agricultura familiar em nosso município”.
Aos poucos e em pequenos grupos o povo apareceu para pegar mudas e as orientações necessárias para o plantio das hortaliças do projeto horta em todo canto!

Fonte/Foto: Aldisson Almeida, Portal Terra Santa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.