INSTITUTO ALCOA INCENTIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE JURUTI-PA


O Instituto Alcoa realizou a doação de materiais pedagógicos para as cinco escolas participantes do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental em Juruti. O programa vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti e a empresa Evoluir desde 2014.

O Programa ECOA incentiva a transformação da cultura escolar a partir de temas como aprendizagem social, formação de educadores, aprendizagem baseada em projetos e engajamento comunitário. Para o gerente geral da Alcoa Juruti, Brett Hodges, o ECOA vem contribuindo para ajudar a sociedade a pensar no seu futuro. “Criar consciência ambiental nas nossas crianças, nos dá a certeza de que teremos futuros cidadãos e profissionais com potencial para uma convivência ambientalmente responsável”, destacou.
O vice-presidente Global de Operações de Bauxita da Alcoa, Michael Gollschewski, que esteve recentemente em visita às operações da mina de bauxita de Juruti, entregou os materiais pedagógicos aos alunos e educadores da Escola Rosa de Saron.
A diretora da unidade escolar, Antonia Maria Rodrigues de Sousa, agradeceu pelos materiais recebidos: “o kit traz verdadeiras joias para nossa escola e vieram na hora certa”. Os materiais serão usados pelas 420 crianças, de 8 a 13 anos de idade, em atividades de leitura e produção textual. “Esses livros são muito importantes no processo de aprendizado dos nossos alunos. Com certeza serão muito úteis para incrementar nosso conteúdo”, disse a diretora, acrescentando que por meio desse incentivo à prática ambiental, a escola começou, em 2017, a produção de hortaliças e este ano vai incentivar o cultivo de plantas ornamentais no ambiente escolar.
Destacando a importância da água para o planeta, o kit contém um tabuleiro gigante onde os alunos podem participar de jogos que estimulam práticas da conservação ambiental. O kit também abrange 50 exemplares do livro “Heróis em Defesa da Água” e 14 bichinhos de pelúcia com elementos da fauna marítima. O mesmo kit foi entregue às escolas Batista e Nossa Senhora da Saúde (cidade), Getulio Vargas (Comunidade Castanhal) e Gregório Araújo (Comunidade São Pedro).
Rosângela Barbosa, educadora de campo do ECOA, explicou que através da Aprendizagem Baseada em Projetos o programa trabalha a educação da criança prezando a autonomia e o respeito aos indivíduos. “Crianças que antes manifestavam dificuldade no relacionamento com alunos e professores, agora se transformaram, demonstrando todo o seu potencial que a gente descobre e as incentiva a desenvolver”, observa. Em Juruti, o programa ECOA é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativas Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Fonte/Foto: José Ibanês - Analista de Comunicação AMG/Alcoa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.