BELÉM-PA: LUZES E CORES NA DESPEDIDA DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


Uma “explosão” de cores iluminou o céu na região da Basílica Santuário, em Belém, na noite de ontem e marcou o encerramento da festividade de Nossa Senhora de Nazaré. A tradicional queima de fogos levou uma multidão para a Praça Santuário em um espetáculo que durou dez minutos e emocionou devotos da santa.
A noite começou com a realização de uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e continuou com o Círio Musical, na concha acústica da Praça Santuário. Ao final, ocorreu o show pirotécnico. A Basílica Santuário ficou lotada de devotos, que souberam em primeira mão o tema do Círio 2019: Maria, mãe da Ireja. Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar ainda não havia divulgado o número de pessoas que acompanharam o encerramento da festa de Nazaré.
A queima de fogos começou às 21h50, pouco depois dos sinos da Basílica Santuário tocarem o refrão da música “Vós sois o lírio mimoso”. Os portões da Praça Santuário foram fechados e quem estava na área interna só pode sair ao final do espetáculo. Nas vias no entorno da praça, policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros estavam a postos e dando o suporte necessário para garantir a segurança do público.
ESPETÁCULO
Logo que o espetáculo começou os fogos brilhavam no ar e no solo eram os flashs dos aparelhos de telefones celulares que fotografavam e filmavam a festa. A cada estouro a multidão aplaudia. Da janela do seu apartamento, Socorro Moraes, 58 anos, prestigiava o show pirotécnico ao lado da família.
Devota de Nossa Senhora de Nazaré, ela faz questão de receber todos os familiares em sua casa nesta época do ano. “Eu assisto a missa e volto para casa rápido para fazer a oração com todos e nos despedirmos desta festa linda”, comentou.
Durante a missa Dom Taveira agradeceu a todos que fizeram mais um Círio acontecer e ressaltou que Maria ensina todos a rezar. A juventude recebeu um agradecimento especial neste Círio de 2018. “Convido a todos para o Círio 2019”, conclamou.
Hoje, ocorre a última das doze romarias que compõe o calendário do Círio. Logo no início da manhã uma missa campal é realizada na Praça Santuário. Ao final da celebração, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é colocada num andor e levada até a capela do Colégio Gentil Bittencourt, no Recírio. A caminhada tem um percurso de 700 metros.

Fonte/Foto: Denilson d’Almeida - Diário do Pará/Wagner Almeida

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.