COM AVANÇO NO IDEB, BENEVIDES (PA) DESPONTA COMO REFERÊNCIA
Fundamental I e II do município tiveram o melhor
desempenho do estado
Com a divulgação do Ideb
(Índice de Desenvolvimento na Educação Básica) recentemente, uma cidade do
Norte-Nordeste consolida sua trajetória de avanços na educação. Benevides, no
Pará, teve o melhor desempenho do estado no Ideb, alcançando 6,2 no Fundamental
I. O resultado para esta etapa de ensino é bastante acima da meta traçada pelo
município (4,9) e pelo MEC (6,0) e da nota de 2015 (5,4). Os índices também
foram superiores aos obtidos pelas redes públicas estadual e nacional, que
foram respectivamente 4,5 e 5,8.
Um dado que corrobora com
este resultado é a melhora dos níveis de proficiência dos alunos desta etapa de
ensino tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Segundo os dados do
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre os anos de 2015 e 2017, o
percentual de alunos do 5º ano que apresentam nível avançado de aprendizagem em
Língua Portuguesa passou de 12,55% para 20,24%. Já em Matemática, o avanço foi
de 6,46% para 17,29%.
Dados do Saeb também
mostram que houve redução do percentual de alunos de 5º ano que apresentaram
nível insuficiente de aprendizagem entre 2015 e 2017. Em Língua Portuguesa a
queda foi de 9,15% para 7,72%. Em Matemática, o declínio foi de 17,19% para
10,14%.
Para o Fundamental II, a
cidade conquistou nota 5,1, se colocando também na melhor posição do Pará. Mais
uma vez, o índice também foi superior aos obtidos pelas médias estadual e
nacional de escolas desta mesma etapa de ensino, que foram respectivamente 3,3
e 4,7.
O segredo para um
desempenho exitoso, segundo a Secretária Municipal de Educação, professora
Leila Freire, não envolve fórmula mágica. “É necessário fazer o básico com
responsabilidade e compromisso e, em primeiro lugar, o óbvio: oferecer todas as
condições essenciais para garantir o direito dos alunos de estar na escola e de
fazer aprendizagens com qualidade educativa e social”, explicou a professora.
A secretária ainda
destacou o fato de contar com um bom planejamento, elaborado desde o ano de
2013, e que recebe o nome de Programa “Benevides à Escola”. Neste duas de suas
metas estão diretamente relacionadas com a melhoria da aprendizagem dos alunos:
“Toda criança lendo e escrevendo até os sete anos de idade” e “Melhoria dos
índices de aprendizagem dos alunos em todas as séries”.
O Instituto Natura, por
meio do projeto Rede de Apoio à Educação, apoia a gestão da pasta desde 2013,
com suporte para elaboração de currículo, avaliações da aprendizagem e
formações de professores. Desde 2015, por exemplo, o projeto financia a
realização de duas avaliações de
aprendizagem por ano, para todas as etapas do ensino fundamental. Em 2017, foi
iniciada também a avaliação de fluência em leitura dos alunos em fase de
alfabetização. Com base nos resultados dessas provas, um conjunto de
estratégias tem sido adotado pela Secretaria em consonância com as necessidades
de aprendizagem dos alunos: formação de assessores pedagógicos e professores
elaboração de sequências didáticas, realização de oficinas para a implementação
de estratégias da Comunidade de Aprendizagem (como as tertúlias literárias),
programa de reforço escolar contínuo, além da adoção de rituais de governança
na equipe de gestão da pasta, o que fortalece a capacidade de atuação destes
profissionais na rede.
“Esses resultados
positivos são indicadores de que nosso trabalho, ao lado de nossos parceiros,
faz a diferença e contribui para um Brasil com educação de qualidade”, conta a
gestora de projetos do Instituto Natura,
Márcia Ferri.
Fonte: Maria
Alice Vila
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