PROGRAMA DA ONU VAI FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS EM CIDADES DO OESTE E SUDOESTE DO PARÁ
Uma experiência piloto será aplicada nessas regiões para dar
celeridade à implementação e avaliação de resultados. Santarém e Itaituba serão
as primeiras cidades.
Um
termo de cooperação técnica, firmado entre o Governo do Pará e o Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), vai garantir o fortalecimento da
Governança Pública Compartilhada nas regiões onde foram criados os Centros
Regionais de Governo. Santarém e Itaituba serão as primeiras cidades a serem
contempladas.
O
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento executa diversos projetos em
diferentes áreas. Neles, o Pnud oferece aos parceiros apoio técnico,
operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos,
consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional.
De
acordo com o consultor da ONU, Oscar Roldan, a ideia é fortalecer a presença do
Governo nas diferentes regiões do Pará. “Quando falo de política pública de
estado, estou falando que, independente de quem seja o governador, o Centro
Regional de Governo continua e a política de Estado desse Centro continua”,
ressaltou Oscar.
Outra
missão é criar os fóruns municipais em cada cidade. A intenção também é agrupar
as diferentes entidades e a sociedade civil organizada, como produtores rurais,
sindicatos de trabalhadores rurais, sindicato de lojistas, comércio, setores
produtivos, associações de bairros e de comunidades rurais, da área da saúde,
educação e segurança pública.
Encontro em Santarém
Na
quinta-feira (26), o consultor da ONU, Oscar Roldan, participou de uma audiência
no Centro Regional de Governo em Santarém. Entidades, sindicatos, associações e
membros as sociedade civil puderam expor ideias e pontuas problemas que afetam
o desenvolvimento das cidades, principalmente em setores como moradia, emprego
e renda.
A
intenção do encontro foi ainda apresentar propostas de desenvolvimento da
Amazônia em parceria com o Fórum de Entidades Representativas da Sociedade
Civil Organizada do Oeste do Pará, que reúne mais de 35 entidades federativas.
As principais são responsáveis por agregar a economia e o desenvolvimento das
cidades do Oeste do Pará.
Entre
as entidades, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), o
Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Sindicato do Comércio Lojista
(Sindilojas), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicatos dos Trabalhadores
e Trabalhadoras Rurais (STTR), além de sindicatos patronais e de trabalhadores,
associações comunitárias e federações.
O
Fórum de Entidades Representativas possui amplas demandas que estão sendo
discutidas desde 2013 com o Governo Municipal, Governo Estadual e Federal. São
demandas universais, como por exemplo, a luta pela qualidade da energia
elétrica na região para beneficiar as pequenas, médias e grandes empresas,
assim como as indústrias.
A
qualidade da internet em Santarém também é outra demanda específica do Fórum. O
saneamento básico nos municípios ainda é visto como um problema sério e que
preocupa integrantes do Fórum, principalmente em Santarém, por ser uma cidade
polo. São pautas que estão sendo fortalecidas com o apoio da sociedade e o poder
público.
Fonte/Foto: Adonias Silva, G1 Santarém


Nenhum comentário:
Postar um comentário