PROGRAMA DA ONU VAI FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS EM CIDADES DO OESTE E SUDOESTE DO PARÁ


Uma experiência piloto será aplicada nessas regiões para dar celeridade à implementação e avaliação de resultados. Santarém e Itaituba serão as primeiras cidades.
Um termo de cooperação técnica, firmado entre o Governo do Pará e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), vai garantir o fortalecimento da Governança Pública Compartilhada nas regiões onde foram criados os Centros Regionais de Governo. Santarém e Itaituba serão as primeiras cidades a serem contempladas.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento executa diversos projetos em diferentes áreas. Neles, o Pnud oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional.
De acordo com o consultor da ONU, Oscar Roldan, a ideia é fortalecer a presença do Governo nas diferentes regiões do Pará. “Quando falo de política pública de estado, estou falando que, independente de quem seja o governador, o Centro Regional de Governo continua e a política de Estado desse Centro continua”, ressaltou Oscar.
Outra missão é criar os fóruns municipais em cada cidade. A intenção também é agrupar as diferentes entidades e a sociedade civil organizada, como produtores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais, sindicato de lojistas, comércio, setores produtivos, associações de bairros e de comunidades rurais, da área da saúde, educação e segurança pública.
Encontro em Santarém
Na quinta-feira (26), o consultor da ONU, Oscar Roldan, participou de uma audiência no Centro Regional de Governo em Santarém. Entidades, sindicatos, associações e membros as sociedade civil puderam expor ideias e pontuas problemas que afetam o desenvolvimento das cidades, principalmente em setores como moradia, emprego e renda.
A intenção do encontro foi ainda apresentar propostas de desenvolvimento da Amazônia em parceria com o Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará, que reúne mais de 35 entidades federativas. As principais são responsáveis por agregar a economia e o desenvolvimento das cidades do Oeste do Pará.
Entre as entidades, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), além de sindicatos patronais e de trabalhadores, associações comunitárias e federações.
O Fórum de Entidades Representativas possui amplas demandas que estão sendo discutidas desde 2013 com o Governo Municipal, Governo Estadual e Federal. São demandas universais, como por exemplo, a luta pela qualidade da energia elétrica na região para beneficiar as pequenas, médias e grandes empresas, assim como as indústrias.
A qualidade da internet em Santarém também é outra demanda específica do Fórum. O saneamento básico nos municípios ainda é visto como um problema sério e que preocupa integrantes do Fórum, principalmente em Santarém, por ser uma cidade polo. São pautas que estão sendo fortalecidas com o apoio da sociedade e o poder público.

Fonte/Foto: Adonias Silva, G1 Santarém


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.