POVOS INDÍGENAS DA CALHA NORTE


O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) promove em Oriximiná até esta sexta-feira, 27, a oficina “Gestão de Organizações Sociais e de Empreendimentos a Povos Indígenas da Calha Norte”, voltada a universitários indígenas e artesãos das terras indígenas Trombetas/ Mapuera, Nhamundá/Mapuera e Kachuyana/Tunayana.
Os produtos locais têm grande diversidade de peças, confeccionadas com insumos da floresta e baseadas no conhecimento ancestral. Um dos diferenciais é o grafismo, que identifica as tradições de cada um dos povos. O artesanato é rico e lindo, mas os índios têm grande dificuldade para vender seus produtos: as aldeias são longínquas e em lugares inacessíveis, e a maioria deles não fala português.
O evento é no auditório da Unidade Avançada José Veríssimo da Universidade Federal Fluminense e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Representantes da Prefeitura e das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Oriximiná, da Universidade Federal do Oeste do Pará, da Emater-PA e de Ongs sediadas no município estão participando.

Fonte/Foto: Franssinete Florenzano – uruatapera.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.