PARÁ: FARO E TERRA SANTA ENTRAM NA RETA FINAL DA 1ª FASE DA CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA


Campanha encerra no dia 30 de abril. Os municípios têm calendário diferenciado devido à fronteira com o estado do Amazonas.
Iniciada no dia 15 de março, a primeira fase da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa nos municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do Pará, entrou nesta segunda-feira (23) na última semana antes do encerramento. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) quer vacinar até 30 de abril cerca de 32 mil cabeças de gado das mais de 600 propriedades nas duas cidades.
Essa é a primeira etapa das cinco que ocorrem para livrar o estado da doença ao longo do ano. É necessário que o produtor vá até a sede da Adepará mais próxima para fazer a confirmação.
Tanto em Faro quanto em Terra Santa, o calendário é diferenciado das demais cidades paraenses e da Ilha do Marajó porque fazem fronteira com o estado do Amazonas. As duas cidades são consideradas pela Adepará como zonas de proteção, justamente pela localização, que tem condição sanitária considerada de médio risco em relação à doença. O Pará mantém o status livre da doença desde 2014.
A maioria dos produtores possui áreas no Amazonas, que alagam em determinadas épocas do ano e, quando isso ocorre, migram o rebanho para propriedades paraenses. Por isso, a importância da vacinação nesse período, para que a doença não entre no Pará.
Independente da idade do rebanho, todos os animais devem ser vacinados. Em novembro de 2017, apenas animais de 0 a 24 meses de idade foram imunizados, dando o ponta pé inicial para a retirada da vacina em todo o país até 2023.
Área livre
Em 2017, o Pará recebeu do Ministério da Agricultura, o certificado de área totalmente livre de febre aftosa, referente aos oito municípios paraenses que possuem divisa com os estados do Amazonas e Amapá, e que eram as únicas zonas do Estado que ainda não detinham o reconhecimento.
Com a certificação internacional a ser conferida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE na sigla em inglês), o gado paraense e dos demais estados do Norte brasileiro vão se igualar sanitariamente e economicamente ao restante do Brasil.
O Pará receberá da OIE juntamente com os estados do Amazonas, Amapá e Roraima, o reconhecimento de área totalmente livre de febre aftosa. A certificação internacional será repassada ao Brasil durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que ocorrerá em Paris (França), de 20 a 25 de maio deste ano, ocasião onde o Brasil finaliza o processo de erradicação da doença em território nacional, declarando todo o país como livre de febre aftosa com vacinação.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Sidney Oliveira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.