INSTITUTO JURUTI SUSTENTÁVEL (IJUS) ENTREGA DVD DAS TRIBOS DE JURUTI-PA




Na quinta feira  (22) o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) fez a entrega oficial do DVD do Festribal - Festival das Tribos Indígenas de Juruti ao Prefeito de Juruti, Henrique Costa, a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Ariadne Lima, e os presidentes das Tribos Munduruku e Muirapinima. A cerimônia foi realizada no Gabinete do Prefeito.

O Festribal, considerado Patrimônio Cultural do Estado do Pará e do Município de Juruti, ganhou apoio do IJUS para a gravação de um DVD. O projeto é da Prefeitura Municipal de Juruti com financiamento do IJUS.

“Estamos vivenciando um marco, iremos utilizar esse DVD como uma importante ferramenta de trabalho para divulgar nosso Festribal. Antes não tínhamos um produto oficial, com uma qualidade muito boa. As tribos estão trabalhando em conjunto para que possamos divulgar o nosso festival pro mundo ver. E que cada vez mais empresas sintam interessados por esta que é uma festa linda na Amazônia. Agradecemos muito ao Instituto Juruti Sustentável que lutou para apoiar nesse projeto tão especial”. Fala Sandra Pereira, presidente da tribo Muirapinima.

A gravação abrangeu desde os bastidores, ensaios e apresentações das tribos Munduruku e Muirapinima, até registros da história do Festribal e dos principais pontos turísticos do município. De fato esta mídia será a “vitrine digital” do Festribal para apresentar da melhor forma a maior festividade cultural de Juruti, além da atração de novos investidores e apoiadores do espetáculo.

“Esse DVD é o primeiro grandioso passo na busca de captação de recurso para nosso festival. Assim o festival de Juruti conseguirá andar com suas próprias pernas. As tribos agradecem ao IJUS, que é o nosso instituto, da nossa cidade, que abraçou a causa de fazer esse DVD. É um marco na história do Festribal. Agora sim vamos poder mostrar lá fora o que é o festival de Juruti”. Comentou Alex Guedes, Presidente da tribo Munduruku.

Além do apoio do poder público, e de empresas locais, as tribos vem contado com o Governo Federal através da Lei Rouanet, que disponibiliza recursos para a realização de projetos artístico-culturais.

Prefeito Henrique Consta comentou também “Este DVD será uma ferramenta de divulgação da importância e grandeza que tem o festival das tribos de Juruti. Penso que essa parceria entre IJUS, Prefeitura e as tribos vai proporcionar a retomada de um material importante e institucional das tribos, que servirá não apenas para esse ano. E naturalmente as tribos possam não passar pelas mesmas dificuldades.

Idaliana Albuquerque, presidente do Instituto Juruti Sustentável, destaca a importância do festival “Com esse trabalho o Instituto Juruti Sustentável está ajudando a promover a cultura de nosso povo, e também divulgando o festival das tribos no estado do Pará e pra outras regiões”. 

Em breve o vídeo estará disponível para visualização ou download nos sites do IJUS www.ijus.org.br e prefeitura www.juruti.pa.gov.br proporcionando livre acesso para que qualquer pessoa possa acessar a história e a festividade sem a necessidade de compra, pois os DVDs serão uma ferramenta de trabalho não sendo possível a distribuição nem comercialização.



Sobre o IJUS

Estabelecido em agosto de 2008, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) é a primeira organização civil certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) no município de Juruti-PA.

O IJUS é composto pelo Conselho Juruti Sustentável – CONJUS, órgão voltado à promoção do diálogo coletivo entre organizações sociais, poder público e iniciativa privada; Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS, mecanismo financeiro voltado a investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável local; e indicadores para acompanhamento de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Juruti. Conselho, Fundo e Indicadores, juntos, integram a estratégia “Tripé Juruti Sustentável”, que norteia a atuação do IJUS desde a sua origem.

www.ijus.org.br

93 99190-0791 / contato@ijus.org.br / comunicacao@ijus.org.br



Fonte/Foto: BRUM Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.