EDUCADORA DE BELÉM VAI APRENDER TÉCNICAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA COM PROFESSOR JAPONÊS



A convite da Fundação Lemann, professores e coordenadores pedagógicos viajam aos EUA para conhecer modelo de aprendizagem que revolucionou o ensino no Japão
Entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, 16 educadores brasileiros – 15 deles de escolas públicas – terão a oportunidade de conhecer e se aprofundar na metodologia de aprendizagem que revolucionou o ensino de matemática no Japão – a Lesson Study (Estudo de Aula, em tradução livre). Eunice Maria Figueira Cajango, de Belém (PA), é uma das professoras de matemática que participa da iniciativa.
A convite da Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos que apoia e desenvolve projetos inovadores em Educação, o grupo viajará a Chicago, nos Estados Unidos, para participar de um workshop customizado com o professor japonês Akihiko Takahashi, referência mundial nessa metodologia. É a primeira vez que o especialista desenvolve esse tipo de trabalho com profissionais brasileiros. Ao longo de 2018, os participantes implementarão a metodologia em suas escolas e serão apoiados pelo professor Tahakashi, que virá ao Brasil no fim do ano para acompanhar o processo.
"A parceria com a Lesson Study Alliance reforça o nosso compromisso com a educação de qualidade e a formação de professores. Eles conhecem, melhor do que ninguém, o dia a dia e os desafios da sala de aula no processo de ensino e aprendizagem. Por isso oferecemos oportunidades de desenvolvimento como esta: para que se sintam cada vez mais capazes e apoiados na superação desses desafios", diz Camila Pereira, diretora de Educação da Fundação Lemann. "Quando voltarem ao Brasil, esses educadores poderão dividir suas experiências com colegas e ajudar a multiplicar o conhecimento em suas redes de ensino, beneficiando um número ainda maior de estudantes."     
O Japão ocupa atualmente a 5ª posição no ranking de matemática do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O Brasil, por outro lado, está na 66ª posição de um total de 70 nações.
Quem são os professores
Os encontros com o professor Takahashi fazem parte de um conjunto de iniciativas da Fundação Lemann para apoiar os educadores da rede pública de ensino, permitindo que eles levem uma educação de qualidade a um número cada vez maior de alunos em todo o Brasil.
O grupo que viaja aos Estados Unidos é formado por professores de matemática, coordenadores pedagógicos e diretores escolares que participam de iniciativas da Fundação Lemann e de seus parceiros Associação Nova Escola, Instituto Canoa e Ensina Brasil.
A professora Eunice Maria Figueira Cajango, da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo, Belém (PA), é uma das participantes do workshop. Ela foi convidada por fazer parte do Time de Autores dos Planos de Aula Nova Escola,  plataforma digital apoiada pela Fundação Lemann e pelo Google.org com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular que são produzidos por educadores.
Professores de Parkway (DF), Rio de Janeiro e Duque de Caxias (RJ) que também fazem parte do Time de Autores dos Planos de Aula Nova Escola; educadores que atuam em escolas públicas de Campo Grande (MS) por meio de uma parceria do Ensina Brasil com a rede estadual de educação; e coordenadores pedagógicos, diretores e professores de matemática das redes de Guarulhos (SP) e Taubaté (SP) que participam do programa Formar, da Fundação Lemann, também participam do workshop.
Sobre a Lesson Study
A metodologia Lesson Study consiste, de maneira resumida, nas seguintes etapas: definição do tema de pesquisa, revisão teórica, redação do plano, observação de sala de aula, discussão, e retomada. Nessa metodologia, um grupo de professores define um problema de ensino e aprendizagem que se quer solucionar, pesquisa sobre o conhecimento que já há disponível sobre esse problema e monta uma proposta detalhada de pesquisa. Em sala de aula, um professor do grupo ministra a aula com base no que foi pesquisado, e é observado atentamente pelos demais.
A discussão após a aula é um momento central, em que os professores analisam profundamente cada aspecto da aula, buscando aperfeiçoá-la para, assim, potencializar a aprendizagem dos alunos. A partir desta análise detalhada, o grupo parte para a etapa de retomada, na qual as sugestões de melhoria são incorporadas ao plano de aula original, e a pesquisa avança para outros problemas.
Assim, a Lesson Study propicia uma formação continuada colaborativa, em que um grupo de professores aprimora suas técnicas didáticas a partir de um problema comum, partindo tanto da teoria como da experiência prática.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Lemann

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