PINDUCA E WANDERLEY ANDRADE RECEBERAM TÍTULO DE CIDADÃO DO AMAZONAS NA ALE-AM




Os artistas paraenses receberam a comenda pelos trabalhos de divulgação da música nortista no Brasil
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) homenageou, na manhã de ontem, quarta-feira (22), dois artistas paraenses considerados ícones da cultura do Norte do Brasil: Aurino Pinduca Quirino Gonçalves, o Pinduca, e Wanderley Andrade. Eles receberam o Título de Cidadão do Amazonas por iniciativa do presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD), que concedeu a homenagem a Wanderley Andrade, e do deputado Sinésio Campos (PT), que optou por homenagear Pinduca.
A importância da cultura nortista e a valorização dos artistas que promovem a região através de suas obras foram fatores determinantes para a escolha dos homenageados, segundo David Almeida. “Quando esses artistas recebem esse título, é o povo do Amazonas dizendo sim à alegria, à música paraense e dizendo que somos um povo só. O povo do Amazonas agradece aos dois pela alegria do Pará que eternizaram no Amazonas”.
Para Sinésio Campos, a Assembleia não poderia deixar de homenagear um artista com obra tão extensa e rica como Pinduca. “Essa homenagem vem como uma aproximação entre o Pará e o Amazonas. O Pinduca demonstra uma longevidade no alto dos seus 80 anos, e já recebeu da ex-presidenta Dilma Rousseff o título de Comendador da Cultura e recentemente foi indicado ao prêmio do Grammy Latino”, disse.
Publicidade
O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) lamentou as críticas por conta da escolha dos homenageados. “Não posso deixar de manifestar meu lamento com relação à insatisfação de algumas pessoas que criticaram e até debocharam da escolha. Estamos num país miscigenado e o reconhecimento da cultura amazônica é maior do que essas críticas”, destacou.
Agradecidos
Os homenageados se disseram contentes pelo reconhecimento. “Recebo esse diploma com muito carinho e vejo minha trajetória como uma plantação que demorou muito a dar frutos, mas eles vieram. E hoje o carimbó é um ritmo que já ganhou o reconhecimento do Brasil e do mundo”, declarou Pinduca.
Wanderley Andrade falou da receptividade e do carinho dos amazonenses. “É indiscutível a emoção com esse carinho todo. Mesmo sendo paraense de nascimento, dediquei quase 20 anos da minha carreira ao Amazonas, estou sempre vindo cantar aqui, sou mais do que amazonense”, declarou.

Fonte/Foto: Com informações da assessoria de imprensa da ALE-AM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.