MEA CULPA: 99% DOS INCÊNDIOS SÃO CAUSADOS PELO HOMEM




Com anos de atuação no monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pesquisador Alberto Setzer, atual coordenador da área, é taxativo: mais de 99% dos incêndios florestais em território nacional são iniciados por ação humana. “Alguns são propositais, outros por descuido, mas sempre com ação humana”, afirma Alberto. As causas naturais – a maior delas, no Brasil, são os raios –, explica, são responsáveis por menos de 1%. Setzer se refere tanto ao produtor que vai fazer uma queimada no fundo do quintal e perde o controle do fogo, provocando um incêndio gigantesco; quanto os incêndios dolosos, em áreas de conflito ou em florestas sendo transformadas em pasto.
Períodos
A situação pode se agravar em períodos de seca. Nos anos mais secos e quentes, há mais queimadas, pois o fogo se propaga mais facilmente. O ano de 2010, por exemplo, foi um dos piores do passado recente. Em contrapartida, em anos úmidos, cai muito o número de detecções de incêndios, já que, com terra úmida e precipitação maior, o fogo se propaga de forma mais restrita. Foi o que ocorreu em 2008, ano de poucos registros de incêndios. O tempo seco atinge os estados em diferentes meses do ano. Em Roraima, o pior período para ocorrência de incêndios é no fim e no início do ano, de dezembro a março. No Sudeste, entre julho e setembro. No Pará, entre agosto e novembro. No Centro-Oeste, entre julho e novembro.
Fiscalização
Órgãos federais
Para mudar esse cenário, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza fiscalização das queimadas criminosas e orienta os produtores rurais nas melhores práticas de preparo da terra para cultivo.

Fonte/Foto: Portal Brasil/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.