AMAZONINO ABRE 11 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE BRAGA NO 1O TURNO, DIZ PESQUISA365




Publicitário Durango Duarte analisa 1o turno da eleição e apresenta dois cenários para o 2o turno.
ANÁLISE DE DURANGO DUARTE
A empresa #PESQUISA365 apresenta sua quinta pesquisa para a eleição suplementar de governador do Amazonas, que acontecerá no próximo domingo, dia 6 de agosto.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número de identificação AM-07258/2014, seu período de campo foi de 27 a 29 de julho, sendo entrevistadas 1.000 pessoas (600 na capital e 400 no interior). A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade é de 95%.
Diferentemente dos estudos anteriores, apresentaremos aqui os resultados em VOTOS VÁLIDOS, ou seja, já descontados os “Brancos e Nulos”. A poucos dias do 1º turno da eleição suplementar, é recomendável que o resultado da pesquisa seja analisado exclusivamente por meio dos votos válidos.
No 2º turno, realizaremos, pelo menos, duas novas pesquisas, mantendo a nossa tradição de contribuir com o processo democrático.
Obs.: ao analisar as tabelas, é importante não confundir votos válidos – calculado sobre a base dos eleitores que escolheram um dos candidatos (no caso desta pesquisa, 85,6%) – com pergunta estimulada (tabela da pág. 07 do relatório) – que contém “Brancos, Nulos e Indecisos”.

O candidato Amazonino Mendes (PDT/12) aparece em primeiro lugar, com 36% (margem de erro: mínimo 33% / máximo 39%), seguido pelo candidato Eduardo Braga (PMDB/15) que obteve 25% das intenções de votos (margem de erro: mínimo 22% / máximo 28%). Neste momento, são os dois que estão aptos a disputarem o 2º turno, no dia 27 de agosto.
A terceira colocada é Rebecca Garcia (PP/11), com 21% (margem de erro: mínimo 18% / máximo 24%). Observando a margem de erro, há uma possibilidade de a ex-superintendente da Suframa ultrapassar Eduardo Braga por dois pontos percentuais: se Eduardo ficasse com o seu mínimo de 22% e Rebecca com o seu máximo de 24%, é ela quem se habilitaria ao 2º turno.
O quarto colocado é o candidato José Ricardo (PT/13), que obteve 9% dos votos válidos, posição na qual se manteve durante toda a eleição. Existe um empate técnico entre Luiz Castro (Rede/18), com 4%, e Marcelo
Serafim (PSB/40), 3%, para ocupar a quinta colocação, uma disputa que vem desde a origem desse processo eleitoral.
Ainda aguardando que sua candidatura seja deferida pelo TSE, a candidata Liliane Araújo (PPS/23) alcançou 3% dos votos válidos (que não se encontram na tabela principal do relatório da pesquisa, em razão da situação jurídica de sua candidatura). Com os votos validados, Liliane seria mais uma postulante à quinta posição.
A título de informação, se até a eleição sua chapa continuar impugnada, o nome da jornalista não constará nos boletins eleitorais que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulgará no dia 6 de agosto. Seus votos serão transferidos para o bloco dos NULOS até que o TSE julgue o recurso da sua candidatura. O fato de Liliane continuar na propaganda eleitoral, participar de debates ou conceder entrevistas não significa que seus votos tenham validade neste momento.
Os dois últimos colocados são o vereador Wilker Barreto (PHS/31), com 2%, e Jardel Deltrudes (PPL/54), com menos de 0,5% dos votos válidos.


Fonte/Fotos: Portal DeAmazônia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.