INSTITUTO JURUTI SUSTENTÁVEL APOIA PRODUÇÃO DE DVD DO FESTRIBAL




Maior evento cultural do município terá “vitrine digital” com recursos do fundo do IJUS
As belezas naturais do município de Juruti se agigantam no mês de julho, período em que ocorre anualmente o Festribal – Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti. Expressão da cultura popular amazônica, o Festribal é Patrimônio Cultural do Estado do Pará desde 2008 e é um verdadeiro espetáculo artístico e de valorização das tradições nativas. Neste ano, com o investimento do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), a 13ª edição do Festribal ganhará uma “vitrine digital”, tendo todo o espetáculo gravado em DVD.
“É extremamente relevante o evento do Festribal, seja culturalmente, seja para a economia e própria a sociedade de Juruti. Por isso, o IJUS apoia a gravação deste DVD do espetáculo como uma forma de expressar nossa contribuição a esta grande festa que valoriza as belezas de Juruti”, comenta Gustavo Hamoy, diretor presidente do IJUS.
O DVD será uma importante ferramenta para a atração de novos investidores e apoiadores do Festribal. A gravação abrangerá desde os bastidores, ensaios e apresentações das tribos Munduruku e Muirapinima, até registros da história do Festribal e dos principais pontos turísticos do município, incluindo o Lago Jará. Com o apoio do IJUS, os organizadores do Festribal e a Prefeitura de Juruti contarão com mil cópias do DVD para melhorar a divulgação e captação de recursos para o evento.
O DVD foi um pedido da Prefeitura Municipal através de um projeto de demanda espontânea.
O Termo de Referência do IJUS para a contratação do serviço de gravação do DVD já foi lançado no mercado e as produtoras com experiência em filmagens de grandes eventos podem concorrer apresentando proposta até o dia 13 de julho.
O Festribal ocorre no último final de semana do mês de julho, com três dias de festas: no primeiro dia, apresentações das tribos mirins e ensaio técnico das duas tribos oficiais; no segundo dia, um show musical com artistas de expressão nacional; e o grande encerramento com a apresentação das tribos Muirapinima e Munduruku, no terceiro dia. Tem ainda um quarto dia com apuração das pontuações e as comemorações da tribo vencedora.
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável – IJUS é uma entidade sem fins lucrativos estabelecida em novembro de 2015 integrando o Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS e o Conselho Juruti Sustentável – CONJUS, que, juntamente com indicadores  socioeconômicos de desenvolvimento de Juruti, integram a estratégia do Tripé Juruti Sustentável.
O Tripé Juruti Sustentável é um bem púbico que incentiva a participação efetiva da sociedade do Município de Juruti na construção democrática de uma agenda de longo prazo rumo à sustentabilidade da região. O Tripé é composto pelo CONJUS, órgão voltado à promoção do diálogo coletivo entre organizações sociais, poder público e iniciativa privada; FUNJUS, mecanismo financeiro voltado a investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável local; e ferramenta de indicadores para acompanhamento de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Juruti.
Este trabalho teve início em 2006 com apoio da Alcoa, empresa que minera bauxita no município de Juruti, em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces/FGV) com objetivo de construir uma proposta de modelo de desenvolvimento sustentável local.

Fonte/Foto: Italo Brum


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.