EM COMBATE À AFTOSA, ADEPARÁ INICIOU 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO EM FARO E TERRA SANTA, OESTE DO PARÁ




Cerca de 41 mil animais devem ser imunizados até 30 de agosto. Prazo para notificação das vacinas segue até 15 de setembro. Os municípios têm calendário diferenciado devido a fronteira com o AM.
Os municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do Pará, têm calendários diferenciados para vacinação na campanha contra a febre aftosa. Por este motivo, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) iniciou no sábado a segunda fase de imunização dos animais desses municípios. O calendário de vacinação segue até 30 de agosto. O prazo para notificação do procedimento é até 15 de setembro.
Segundo a Adepará, Faro e Terra Santa são zonas de proteção, por estarem localizados na fronteira com o estado do Amazonas, que apresenta condição sanitária considerada de médio risco em relação à doença. O Pará mantém o status livre da doença desde 2014.
“Como há essa migração e aumento do fluxo de animais entre os estados, e o Amazonas ainda apresenta uma condição de risco, precisamos resguardar nosso rebanho. Uma parte considerável dos produtores possui áreas no Amazonas, que alagam em determinadas épocas do ano, ocasionando a migração do rebanho para propriedades paraenses. Por isso, a importância do controle, para que a doença não entre no Pará”, ressalta o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, George Santos.
A expectativa é que 41 mil animais das 607 propriedades rurais cadastradas na agência sejam vacinados. Porém, o trabalho de acompanhamento da vacinação é complexo. A maioria das propriedades fica localizada em áreas de difícil acesso como regiões de rios.
Dicas para a vacinação
    Compre as vacinas em lojas registradas
    Verifique se as vacinas possuem o selo de garantia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e se elas estão na temperatura correta, entre 2° e 8ºC.
    Transporte as vacinas em caixa de isopor com três partes de gelo para uma parte da vacina
    Lacre a caixa de isopor com fita adesiva
    Mantenha a vacina bem refrigerada até o momento da aplicação
    Reúna todo o gado nas horas mais frescas do dia
    Vacine somente bovinos e bubalinos de todas as idades
    Mantenha a seringa e o frasco em uso na caixa de isopor durante a vacinação
Importância da vacinação e confirmação
A Adepará reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros estados e países.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Divulgação Adepará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.