ALCOA APOIA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JURUTI-PA



Projeto Ciranda do Aprender capacitará 24 educadores de oito escolas públicas da zona rural do município.
O Instituto Alcoa iniciou a segunda edição do Projeto Ciranda do Aprender no município de Juruti, em parceria com a Fundação Abrinq. Desta vez, em Juruti, a Alcoa beneficia oito escolas da zona rural. A iniciativa contribui com a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos que atuam em Escolas Municipais de Educação Infantil. As ações, que contam o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Juruti, seguem até novembro e beneficiarão as comunidades de Ferrugem, Tabatinga, Castanhal, Igarapé-Açú, Santa Maria do Curumucuri e Mamuru.
O projeto também tem como premissa desenvolver o raciocínio lógico, leitura, linguagem e comunicação, estimulando assim a aprendizagem de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Para o professor e coordenador pedagógico da Vila Tabatinga, Jucelino Santos, as novas técnicas refletem na aprendizagem dos alunos. “A capacitação trouxe novas metodologias, dinâmicas diferentes da tradicional, e que incentivam a participação da família na escola”, declara o professor.
De acordo com Brett Hodges, diretor da Alcoa Juruti, a empresa apoia iniciativas na área educacional porque acredita nos reflexos da educação sobre os indicadores sociais e de qualidade de vida no município. “Quando temos uma boa qualidade na educação, desde a pré-escola, temos mais chances de construir uma sociedade que convive com respeito, consciente do papel de cada pessoa e instituição, buscando todos juntos contribuir com uma qualidade de vida melhor”, conclui.
“A formação é imprescindível para o fortalecimento da atuação dos professores. Além da troca de conhecimento, temos a troca de experiência, resultando em uma educação de qualidade para os nossos alunos”, explica Lidiane Guimarães, diretora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação de Juruti.
“Nesse primeiro momento, trabalhamos com as escolas um documento chamado ‘Indicadores de Qualidade da Educação Infantil’, uma reflexão sobre as orientações oficiais para o trabalho das Escolas de Educação Infantil e a realidade dentro de cada espaço escolar”, destacou Denise Cesário, Gerente Executiva de Desenvolvimento de Programas e Projetos da Fundação Abrinq.
O Ciranda do Aprender contará com seis encontros, promovendo o debate de temas pedagógicos variados como desenvolvimento infantil, educação inclusiva, práticas de contação de histórias, orientações sobre trabalho
junto às famílias, entre outros. Além de Juruti, o projeto será realizado nos municípios de São Luís/MA e Poços de Caldas/MG, onde a Alcoa também mantém operações. O objetivo do Instituto Alcoa é contribuir com a formação do total de 72 profissionais de educação infantil de 24 escolas, beneficiando mais de 1.200 crianças, direta e indiretamente, além de familiares e outros profissionais.
Para a gerente de Projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, a segunda edição do Ciranda do Aprender beneficiará toda a comunidade por meio da multiplicação e compartilhamento do aprendizado. “Estamos agindo na formação dos professores, possibilitando que eles repassem estes conhecimentos para outros profissionais da área. Além disso, eles poderão continuar a colocar em prática as ideias do projeto no futuro, por muitas gerações. Ao fortalecer um elo, acabamos beneficiando todas as pessoas no entorno das localidades também de forma indireta”.
Além da formação de professores e coordenadores pedagógicos de ensino infantil, o Projeto contemplará outras atividades. Alguns exemplos são a distribuição de instrumentos lúdicos, jogos educativos e exemplares de livros infantis para os colégios participantes; apoio e monitoramento durante a implantação de práticas pedagógicas inovadoras; auxílio à prática de encontros com famílias dos alunos beneficiados pelo projeto e a realização de seminários finais em cada localidade, para socializar e conhecer os resultados obtidos.
Sobre a Alcoa no Brasil
A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.
Sobre a Fundação Abrinq
A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos, criada em 13 de Fevereiro de 1990. Desde então, sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
As ações da Fundação Abrinq pautam-se na Constituição Federal de 1988, na Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU de 1989 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.
Seu trabalho é voltado para a promoção e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, por meio das ações de incidência política, comunicação da causa e operação de programas e projetos, nos eixos de educação, saúde e proteção.
Em 2015 foram beneficiadas com os programas e projetos mais de 268 mil crianças e adolescentes em 1.902 municípios de todos os estados brasileiros, com o investimento de R$ 7.891.100,86.

Fonte: Silvia Fujiyoshi
Comunicação | Alcoa Juruti

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.