ÓBIDOS-PA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS


Orla de Óbidos-PA

Decisão foi tomada devido aos danos causados pelos intensos temporais. Preocupação é de que casas e logradouros possam ser destruídos.
A prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, decretou situação de emergência na sexta-feira (24), devido às fortes chuvas que vem atingindo o município. A decisão foi tomada devido aos danos recorrentes causados pelos intensos temporais nas áreas de risco. A preocupação é de que novas casas e logradouros públicos possam ser destruídos pelas fortes enxurradas e deslizamento de encostas.
O município atingiu o maior índice pluviométrico do país no dia 20 de março com a média de 142 milímetros, em mais de 10 horas de chuvas torrenciais ininterruptas, o que causou vários estragos em diversos bairros da cidade e desabrigou quase uma dezena de famílias, que hoje estão alocadas em abrigos
Agentes 4º Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas (4ª Redec), que estiveram em Óbidos avaliando os estragos da chuva. O documento descreve o registro de inúmeros danos, entre casas destruídas e danificadas, pontes destruídas e danificadas, ruas destruídas e danificadas pelas fortes chuvas no município que causaram grandes enxurradas nas áreas urbana e rural.
Com o decreto da situação de emergência, é possível agilizar processos administrativos e operacionais relacionados, por exemplo, à recuperação de áreas afetadas e à prevenção de riscos. “A partir do momento em que o município decreta situação de emergência, ele passa a informar as autoridades estaduais e federais que as suas ações já não são suficientes para amparar as famílias afetadas”, explicou o sargento da 4ª Redec, Riler Lopes.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Mauro Pantoja

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.