EM FARO-PA, SECRETÁRIO RELATA SEUS PRIMEIROS 65 DIAS À FRENTE DA PASTA DA EDUCAÇÃO



Conversamos com o professor Edivan Siqueira Pinto a respeito de seus 65 primeiros dias à frente da Secretaria de Educação, no município de Faro. Ele relatou as dificuldades encontradas para iniciar seus trabalhos, algumas de suas realizações e seus projetos. Leia abaixo o seu depoimento. O professor Edivan assumiu a pasta da Educação no município de Faro em 1º de janeiro deste ano.

“O governo da prefeita Jade Abreu tem na sua essência abraçar todos os atores da sociedade farense. Nesse cenário a SEMED – Secretaria Municipal de Educação - junta-se nesse abraço para contemplar a educação; esse princípio vislumbra a qualidade de uma pratica social, prestando sua parcela de contribuição ao processo de democratização e participação da sociedade farense, e à construção de um projeto social comprometido com os anseios da maioria.
Em que pese a escola não constituir sozinha uma alavanca de transformação da sociedade, o seu concurso é essencial para a construção e consolidação de uma sociedade justa. São evidentes os seus limites, mas não se forja uma sociedade democrática sem a sua efetiva participação. Ela é, sem dúvida, um dos mecanismos viabilizadores de um modelo societal equânime.
Assumimos a Secretaria Municipal de Educação, e encontramos problemas, dificuldades e pontuá-las seria um desperdício de palavras; assim sendo, compramos computadores, uma central de ar, instalamos Internet tanto na  SEMED quanto nas escolas da sede do municipio, e estamos trabalhando para disponibilizá-la também para as escolas das comunidades de Ubim e Maracanã.
Nosso calendário escolar teve início com reuniões com toda a classe que compõe o sistema educacional, desde a equipe de apoio, administração, gestores, pedagogos e professores, e um diálogo com a prefeita Jade.
Dia 18 de janeiro iniciamos os trabalhos nas escolas, com o objetivo principal de reformular os Projetos Políticos Pedagógicos, Regimento Escolar, projetos educacionais, semana de confecção de jogos pedagógicos e materiais necessários a efetivação das atividades pedagógicas de sala de aula, uma semana de planejamento e de organização do ambiente escolar. Somando a esse abraço as reuniões com a comunidade escolar.
Uma semana de eventos de integração do alunado em nossas instituições, que fomentaram palestras, encontros, Carnaescola, Carnacreche. De forma que avaliamos a finalidade como positiva.
Ações desenvolvidas pela SEMED nesse período inicial:
- Pintura e divisão das salas de aula na escola Municipal do Distrito de Nova Maracanã.
- Fiação elétrica cujo objetivo servir a instalação das centrais de ar condicionado.
 - Construção de uma área destina a cozinha na Escola Municipal de Ubim.
- Instalação da rede elétrica da Escola, em virtude da precariedade que se encontrava.
- Construção da cozinha da Escola Municipal Maria do Faro.
- Perfuração de um novo poço artesiano para Escola Iolanda Guimarães onde funciona a Escola Municipal Maria Cristina e Escola Estadual Marcos Bentes de Carvalho.
- Construção de um espaço para servir a secretaria da Escola Municipal Divino Espirito Santo.
Enfim, o objetivo do governo Jade e da SEMED é o fortalecimento da gestão democrática pela participação da comunidade escolar no controle do desenvolvimento educacional, tendo em vista a busca de uma escola competente e cidadã. Para tal, as ações desenvolvidas pela prefeita e a secretaria municipal de educação, foram visitas às escolas, abraçando a intenção de garantir o controle social das políticas públicas de educação municipal, a partir do envolvimento dos diferentes segmentos da escola e da sociedade civil. No sentido de tornar a população mais próxima do poder público, a Secretaria de Educação vai às escolas para discutir as questões educativas com a população, podendo ser considerada, assim, um mecanismo de democracia participativa.
Ademais, nosso olhar vislumbra que se as políticas educacionais por si só não garantirem a implementação de práticas democráticas nas escolas, elas são a condição de possibilidade de sua existência. Assim, só com base em políticas de descentralização que busquem a construção de uma gestão democrática, que contribua na formação cidadã da comunidade escolar a gestão escolar poderá efetivamente concorrer para a transformação da educação e da sociedade.”
 
Posse do secretário Edivan em 1º de janeiro. Na foto, ladeado pela prefeita Jade e vice José Maria.
Fonte/Foto: z fioravante, Ascom PM Faro-PA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.