EM FARO-PA, SECRETÁRIO RELATA SEUS PRIMEIROS 65 DIAS À FRENTE DA PASTA DA EDUCAÇÃO
Conversamos
com o professor Edivan Siqueira Pinto a respeito de seus 65 primeiros dias à frente da Secretaria
de Educação, no município de Faro. Ele relatou as dificuldades encontradas para
iniciar seus trabalhos, algumas de suas realizações e seus projetos. Leia
abaixo o seu depoimento. O professor Edivan assumiu a pasta da Educação no município
de Faro em 1º de janeiro deste ano.
“O governo da prefeita Jade Abreu tem
na sua essência abraçar todos os atores da sociedade farense. Nesse cenário a
SEMED – Secretaria Municipal de Educação - junta-se nesse abraço para
contemplar a educação; esse princípio vislumbra a qualidade de uma pratica
social, prestando sua parcela de contribuição ao processo de democratização e
participação da sociedade farense, e à construção de um projeto social
comprometido com os anseios da maioria.
Em
que pese a escola não constituir sozinha uma alavanca de transformação da
sociedade, o seu concurso é essencial para a construção e consolidação de uma
sociedade justa. São evidentes os seus limites, mas não se forja uma sociedade
democrática sem a sua efetiva participação. Ela é, sem dúvida, um dos
mecanismos viabilizadores de um modelo societal equânime.
Assumimos
a Secretaria Municipal de Educação, e encontramos problemas, dificuldades e
pontuá-las seria um desperdício de palavras; assim sendo, compramos computadores,
uma central de ar, instalamos Internet tanto na SEMED quanto nas escolas da sede do municipio,
e estamos trabalhando para disponibilizá-la também para as escolas das
comunidades de Ubim e Maracanã.
Nosso
calendário escolar teve início com reuniões com toda a classe que compõe o sistema
educacional, desde a equipe de apoio, administração, gestores, pedagogos e
professores, e um diálogo com a prefeita Jade.
Dia
18 de janeiro iniciamos os trabalhos nas escolas, com o objetivo principal de reformular
os Projetos Políticos Pedagógicos, Regimento Escolar, projetos educacionais,
semana de confecção de jogos pedagógicos e materiais necessários a efetivação
das atividades pedagógicas de sala de aula, uma semana de planejamento e de
organização do ambiente escolar. Somando a esse abraço as reuniões com a
comunidade escolar.
Uma
semana de eventos de integração do alunado em nossas instituições, que
fomentaram palestras, encontros, Carnaescola, Carnacreche. De forma que avaliamos
a finalidade como positiva.
Ações
desenvolvidas pela SEMED nesse período inicial:
-
Pintura e divisão das salas de aula na escola Municipal do Distrito de Nova
Maracanã.
-
Fiação elétrica cujo objetivo servir a instalação das centrais de ar
condicionado.
-
Construção de uma área destina a cozinha na Escola Municipal de Ubim.
-
Instalação da rede elétrica da Escola, em virtude da precariedade que se
encontrava.
-
Construção da cozinha da Escola Municipal Maria do Faro.
-
Perfuração de um novo poço artesiano para Escola Iolanda Guimarães onde
funciona a Escola Municipal Maria Cristina e Escola Estadual Marcos Bentes de
Carvalho.
-
Construção de um espaço para servir a secretaria da Escola Municipal Divino
Espirito Santo.
Enfim,
o objetivo do governo Jade e da SEMED é o fortalecimento da gestão democrática
pela participação da comunidade escolar no controle do desenvolvimento
educacional, tendo em vista a busca de uma escola competente e cidadã. Para
tal, as ações desenvolvidas pela prefeita e a secretaria municipal de educação,
foram visitas às escolas, abraçando a intenção de garantir o controle social
das políticas públicas de educação municipal, a partir do envolvimento dos
diferentes segmentos da escola e da sociedade civil. No sentido de tornar a
população mais próxima do poder público, a Secretaria de Educação vai às
escolas para discutir as questões educativas com a população, podendo ser
considerada, assim, um mecanismo de democracia participativa.
Ademais,
nosso olhar vislumbra que se as políticas educacionais por si só não garantirem
a implementação de práticas democráticas nas escolas, elas são a condição de
possibilidade de sua existência. Assim, só com base em políticas de
descentralização que busquem a construção de uma gestão democrática, que
contribua na formação cidadã da comunidade escolar a gestão escolar poderá
efetivamente concorrer para a transformação da educação e da sociedade.”
Fonte/Foto: z fioravante, Ascom PM Faro-PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário