CARNAVAL NA FLORESTA UNE FOLIA E GASTRONOMIA EM ALTER DO CHÃO


Sucos regionais, peixes da bacia Amazônica fazem parte do cardápio



Ideia é aliar a culinária regional com uma festa tradicional como o carnaval.
Cardápio conta com peixes da região, caipirinha de frutas regionais.
A vila balneária de Alter do Chão é famosa não somente belezas naturais, mas também é conhecida pelo carnaval do mela-mela e dos bloquinhos com nomes inusitados. A partir deste ano, o carnaval na vila vai ganhar uma novidade que promete conquistar paladares, empresários do ramo hoteleiro e de restaurantes resolveram inovar e criaram uma folia gastronômica aos foliões que preferem curtir uma festa mais tranquila longe do trio e repleta de coisas gostosas para comer.
A ideia dos idealizadores é propor a união entre folia do carnaval e uma farra gastronômica. Segundo Juana Galvão, uma das organizadoras do Carnaval na Floresta, a ideia de aliar a culinária em meio a uma festa tradicional é uma tendência que já vem sendo explorada em outros estados e tem conquistado cada vez mais adeptos. “É uma forma de proporcionar aos santarenos uma oportunidade única de vivenciar um carnaval que une cultura e gastronomia num local lindo e paradisíaco” disse.
Para a organização, Alter ainda preserva ares de vilarejo típico dos interiores praianos, mas com atmosfera pitoresca composta pela rica mistura do contemporâneo com as tradições locais.O público vai viver uma experiência diferenciada ao participar de uma festa diferente de todas, onde além da boa gastronomia, cada música do repertorio foi escolhida de forma a não deixar ninguém parado.
Sabores regionais
O cardápio é composto de sabores locais cuidadosamente escolhidos. É uma proposta de gastronomia “fusion” onde é misturado ingredientes regionais com a alta gastronomia contemporânea. Essa [e uma tendência que está ganhando destaque no mundo por seus sabores exuberantes e peculiares.
O cardápio foi elaborado por chefs locais e serão servidos caipirinhas e água;petiscos feitos com ingredientes regionais: mini burguer de pirarucu, bolinho de maniçoba, bruschettas regionais; e caldos de tucupí com camarão, mujica de peixe, de legumes; picolés de frutas regionais, ceviche tropical (feito com pirarucu e tucupí); mix de salgados pastel tapajoara, coxinha de jambu e bolinho de piracuí; filé de filhote ao molho de taperebá ou filé mignon à moda do chef; e pudim de cumaru.Além da paella regional que é adatação do prato espanhol a realidade local, que leva frutos do rio como, avíum, camarão seco, surubim, arraia, abóbora. "Fica um prato excelente e com o toque  ttapajônico", destacou o chef Saulo Jennings.
Festa completa
Passando por marchinhas antigas, hits da atualidade e clássicos do carnaval. Isso sem esquecer a mistura do carimbó e tudo isso alinhado com o melhor da gastronomia local e lugares escolhidos para tirar o fôlego dos brincantes. A valorização da cultura local: toada, guitarrada irão se misturar com os tradicionais ritmos do carnaval.
Ícones da região serão representados pelas pinturas corporais e artefatos indígenas e a utilização de barcos ilustrarão o cotidiano da região. O arremate final é por conta da gastronomia, sabores e cheiros da Amazônia serão apresentados de formas inusitadas que darão toque de charme à parte.
A programação começa no dia 25 e segue até o dia 27. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a organização do Carnaval na Floresta através do telefone (93)99189-5005.

Fonte/Foto: Ana Carolina Maia – G1 Santarém/Juana Galvão e Luana Leão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.