ARTIGO: OS DESAFIOS EM SALA DE AULA
*Ana Regina Caminha Braga
Nosso
país vem apresentando dados preocupantes na educação. Segundo estatística
divulgada em 2015, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), o professor brasileiro chega a perder 20% do seu tempo em
sala tentando colocar os alunos em ordem para, a partir daí, então lecionar.
Tais dados me preocupam, e devem ser levados em consideração não só pelos
órgãos responsáveis, mas por toda a sociedade, para que medidas possam ser
tomadas e esse quadro melhorado. Mas nós professores, também podemos adotar
algumas medidas para melhorar essa situação.
Planejar
o que pretende ser executado em sala e tentar prever esse tipo de situação pode
facilitar a tarefa do professor no dia a dia. Desde as primeiras séries é
fundamental ao docente ter um planejamento de aula, por exemplo, quando um
aluno termina sua atividade antes da turma, naquele momento o professor já deve
ter algum tipo de atividade que possa entretê-lo enquanto os demais finalizam a
mesma tarefa. Esse tipo de atitude evita que o aluno fique muito tempo
desocupado e acabe tirando o foco dos demais.
Inúmeras
estratégias podem ser pensadas para facilitar a vida do professor em sala,
voltamos aos exemplos. Quando ele percebe que existe em sala um aluno mais
ativo que os demais, uma boa estratégia é convidá-lo para ser seu ajudante em
sala, para auxiliá-lo em determinadas tarefas, assim a criança fica mais
concentrada em sua nova função. Nós professores devemos ter claro o nosso
papel, devemos demonstrar nossa autoridade em sala, não autoritarismo, mas sim
o respeito.
Esse
tipo de pesquisa nos ajuda a mapear não só o ambiente de aprendizagem, como as
condições de trabalhos dos docentes, para que assim possamos redefinir
políticas e adequa-las para o desenvolvimento da educação brasileira. O Brasil
é hoje, o país que mais perde tempo de aula, já que a média apontada pela OCDE
é de 13%, enquanto atingimos os tais 20%, isso precisa ser analisado e
melhorado.
Outro
dado que me chamou a atenção nessa mesma pesquisa, diz respeito à violência
praticada contra professores. O país também lidera o ranking em casos de
intimidação verbal de docentes. São problemas sérios, que em algum momento da
vida acadêmica, nós, talvez, precisaremos enfrentar. Não podemos negar que eles
existem, mas temos
que
trabalhar para que essa realidade melhore.
A falta de respeito e a agressão em sala tornam-se cada dia mais
recorrentes e uma das únicas possibilidades de cessarmos este problema é a
prática de punição, policiamento e leis que possam amparar tais situações.
*Ana Regina Caminha Braga (anaregina_braga@hotmail.com) é
escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão
escolar.


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