PARFOR/UFOPA FORMA MAIS 870 PROFESSORES DO OESTE DO PARÁ EM 2017
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| Prof. Arildo Almeida, de Faro-PA, apresenta seu TCC em Santarém, no último dia 27 |
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de 870 professores que já atuam na educação básica em municípios do Oeste do
Pará estão prestes a concluir seu primeiro curso de nível superior através do
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor),
desenvolvido na região pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Os
concluintes participaram, de 16 a 27 de janeiro, de eventos de defesas de
trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. As defesas ocorreram nos
polos localizados em Óbidos, Juruti, Itaituba, Oriximiná, Alenquer, Monte
Alegre e Santarém. Os alunos representam as 26 turmas do Parfor/Ufopa iniciadas
em 2012 e devem receber a outorga no período de março a abril de 2017.
“Depois
de entregarmos esses formandos, restarão apenas 18 turmas do Parfor em polos
atendidos pela Ufopa, sendo nove em Santarém e nove nos outros municípios da
região. São alunos que ingressaram em 2013 e devem concluir seus cursos em
março de 2018”, explica a coordenadora-adjunta do Parfor na Ufopa, professora
Ediene Pena Ferreira.
Apenas
em Santarém, no último dia 27 de janeiro, foram apresentados 90 trabalhos,
todos desenvolvidos em duplas pelos alunos, sendo dez na área de Biologia e
Química, 19 em História e Geografia, 31 na área de Letras, 23 de Matemática e
Física e 17 no campo da Pedagogia.
Arildo
Cunha de Almeida, de 46 anos, é um dos professores que estão prestes a concluir
sua primeira graduação. Apesar de o diploma pela licenciatura em Matemática e
Física só chegar agora, desde 2006 Arildo leciona Matemática para crianças do
6º ao 9º ano do ensino Fundamental na escola
Maria do Faro Lopes Chaves, no município de Faro.
Almeida
conta que o curso do Parfor apareceu em boa hora. “A gente está na sala de aula
e precisa sempre estar em contato com as mudanças, acompanhando as novidades,
justamente pra repassar pros nossos alunos esse aprendizado mais apurado. Mesmo
com a minha idade, ainda tenho muita vontade de estudar, quero aprender sobre
manutenção de computadores. Temos muito pra aprender, basta ter força de
vontade. Tem dificuldades sim, mas a gente passa por cima”, ressalta o
professor-aluno.
Os
870 docentes prestes a se formar em 2017 se somarão aos mais de 1.500 docentes
que já se graduaram pela Ufopa através do Parfor. Ediene Ferreira reforça a
importância social do programa. “Os professores formados são profissionais que
já atuam nos municípios e que teriam dificuldade de ingressar num curso
superior pelas vias tradicionais. A faixa etária deles vai de 30 a 45 anos, são
pessoas que já estão há muitos anos afastados da sala de aula como estudantes.
Além disso, eles trabalham o dia todo, não conseguiriam fazer um curso
extensivo. Então o Parfor dá essa oportunidade, o curso ocorre nas férias, de
forma intensiva. Eles deixam a sala de aula para estudar”, avalia a coordenadora.
Como
programa nacional, o Parfor tem maior impacto na região Norte, especialmente no
estado do Pará, que concentra o maior número de professores sendo formados
através do Parfor no País, através da Ufopa e da Universidade Federal do Pará
(UFPA). “Isso diz muito da nossa realidade, do nosso isolamento geográfico e da
falta de oportunidade que enfrentamos. Agora que temos uma concentração da
universidade no interior do estado, alcançamos realmente aquelas pessoas que
não vislumbrariam fazer um curso superior. É muito significativo”, ressalta
Ediene.
Novas turmas – No momento, segundo Ediene
Ferreira, ainda não foi confirmada por parte do Governo Federal a manutenção do
Parfor. “Há um aceno positivo, mas não sabemos de que forma o programa será
mantido, quais alterações sofrerá. Estamos na expectativa para que a plataforma
seja aberta no segundo semestre, para que os municípios apresentem novas
demandas de cursos e nós possamos formar novas turmas em 2018”, explica.
Ainda
de acordo com a coordenadora-adjunta do programa na Ufopa, o investimento a
partir de agora deve ocorrer também na educação continuada, através da oferta
de cursos de pós-graduação. “Muitos professores já foram formados, então o
objetivo é continuar essa formação através de especializações e mestrados”,
conclui.
Sobre o Parfor - O Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica é resultado de um conjunto de ações do
Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as secretarias de educação dos
estados e municípios e as instituições públicas de educação superior, para
ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício
das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB).
A
Ufopa participa do Parfor desde 2010, atuando em oito municípios da região do
Oeste do Pará: Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos,
Oriximiná e Santarém. Mais de três mil alunos participaram do Parfor/Ufopa,
através da oferta de cursos de licenciaturas integradas em Biologia e Química;
Geografia e História; Matemática e Física; Letras Português/Inglês; e
Licenciatura em Pedagogia.
Fonte/Foto: Renata Dantas -
Comunicação/Ufopa
30/1/2017


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