OPERAÇÃO MUIRAQUITÃ: SEMMA E POLICIA MILITAR DE FARO-PA APREENDEM BALSA QUE TRANPORTAVA AREIA RETIRADA ILEGALMENTE DE COMUNIDADE






Além da ilegal, a retirada recorrente de areia e seixo provocou enorme degradação ambiental em praias do município

19 horas de ontem, 04 de janeiro de 2017. Uma lancha transportando o titular da secretaria municipal de Meio Ambiente, Gilson Guimarães, um fiscal desse mesmo órgão, Delivaldo Vasconcelos, e AGU do 2º Pelotão de Faro 3º Sargento PM M. Augusto, 3º Sargento PM S. Araújo, Cabo PM Rodrigues e Soldado PM Cleyuson, dirige-se para a comunidade do Aibí onde, segundo denúncia, uma balsa totalmente carregada de areia e seixo retirados da praia local preparava-se para retornar a Nhamundá, no estado do Amazonas.

Em aproximadamente meia hora, a lancha equipada com um motor 90, abordava o único tripulante da balsa. Questionado, admitiu a ilegalidade do carregamento, mas confirmou que a balsa seria de propriedade de pessoas residentes em Nhamundá, onde seriam descarregados a areia e o seixo.

Autuado, ele foi trazido para a delegacia de Faro, onde prestou depoimento.

HISTÓRICO ANTERIOR

É de amplo conhecimento da comunidade farense que essas balsas vem há muitos anos realizando retirada ilegal da areia e seixo em praias locais, mas ao que tudo indica, tais ações contavam com a conivência de governos anteriores.

Essa não será a linha de conduta a ser adotada pela recém empossada gestora, Jade Abreu, que, com essa ação pontual já no inicio de seu mandato busca coibir novas investidas desses “piratas ambientais”.

Além de não recolherem um centavo de tributo ao erário local, as retiradas em praias farenses causam enorme degradação ambiental, cuja recuperação demandará da natureza, dezenas de anos.

Calcula-se que no decorrer de todo esse tempo, milhares de metros cúbicos desse material já foram transportados das praias de Faro para Nhamundá, supõe-se que sem autorização do IBAMA.

Na tarde de hoje a balsa foi trazida ao porto de Faro, onde a sua carga foi retirada.

Parabéns às equipes envolvidas nessa operação denominada “Muiraquitã”. Faro agradece!


A abordagem.

Material que seria transportado.

Secretário Gilson aponta a degradação ambiental no Aibí.

Crateras provocadas pela retirada ilegal de areia e seixo.

Balsa, já em Faro. Pá mecânica descarrega a areia e seixo na praia de Faro.

O retorno da areia a Faro (Nhamundá ao fundo).

Balsa retornando a Nhamundá, vazia.


Fonte/Fotos: z fioravante, para <amazôni@contece>



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.