ALCOA CAPACITA NOVA TURMA DE OPERADORES EM JURUTI-PA




São 22 alunos, oriundos das escolas de ensino médio, que terão aulas teóricas no curso de Operador de Máquinas Industriais e estágio na companhia
Juruti ganha mais uma turma em capacitação profissional pelo Programa de Formação de Operadores (PFO), com o curso de Operador de Máquinas Industriais, no qual ingressaram 22 alunos das três escolas de Ensino Médio do município: Américo Pereira Lima, Raimundo de Souza Coelho  e Emanuel Salgado Vieira. O curso tem a duração de 836 horas, sendo 596 aulas teóricas e 240 horas de estágio curricular na Alcoa Juruti. A iniciativa é realizada em parceria com a Alcoa Foundation.
“Um dos grandes objetivos do programa é melhorar as chances de empregabilidade, principalmente do cidadão jurutiense no mercado de trabalho. Não temos dúvidas que ao final da formação, que seguirá por um ano, teremos profissionais qualificados, com competências técnicas aprimoradas, para atender não só a mineração, mas outros segmentos da indústria”, avalia Affonso Bizon, diretor da Alcoa Juruti.
O técnico em informática, Ademir Carvalho, 20 anos, participou da seletiva do PFO pela primeira vez. Ele conta que está feliz pela oportunidade que lhe abrirá novas portas no mercado. “Meu objetivo é adquirir conhecimento na área de operação e manutenção, sabendo que isso vai me proporcionar grandes oportunidades no meu futuro e me ajudar a conquistar um emprego nesse mercado tão competitivo”, diz Ademir, que atualmente trabalha como profissional liberal.
Já o assistente administrativo Alexandre Santos, 22, não desistiu do sonho de ter uma formação pelo PFO. Participou de duas seletivas e não passou, mas no último processo teve êxito de estar entre os 22 classificados. “Hoje em dia emprego não está fácil. No momento, sou professor voluntário do curso de assistente administrativo no Senai. Por isso, vou aproveitar bastante todo o aprendizado do PFO. Meu objetivo é conseguir um emprego. Para mim é uma oportunidade ímpar, e ter a Alcoa no currículo será um diferencial para o mercado de trabalho”, acredita.
Desde 2009, a Alcoa desenvolve o Programa de Formação de Operadores, que é fonte de recrutamento direta para a companhia e empresas contratadas, com o compromisso de priorização da mão de obra local. Dos 203 estudantes formados das sete turmas da época da implantação, 111 foram contratados efetivamente pela Alcoa, num aproveitamento de mais de 54%. Atualmente, 102 alunos, das três turmas iniciadas em outubro de
2015, estagiam na Alcoa. Com a nova turma de Operadores de Máquinas, a Alcoa completa 11 turmas, sendo sete concluídas, e quatro em andamento.

Fonte/Foto: Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Communication Analyst ITemple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.