VILA DE ALTER DO CHÃO RECEBE 1ª MOSTRA DE ARTE INDÍGENA DO TAPAJÓS




Evento busca o fortalecimento e valorização indígena através da arte.
Exposição de quadros e venda de artesanato fazem parte da exposição.
A vila balneária de Alter do Chão a 37 km de Santarém, no oeste do Pará vai receber nos dias 9, 10, e 11 de dezembro a "Mutak, 1ª Mostra de Arte Indígena do Tapajós". O evento busca através da arte, culinária e tradições, o fortalecimento e valorização da cultura milenar dos povos indígenas da região do Baixo Tapajós.
A 1ª Mostra da Arte Indígena do Tapajós busca reafirmar os valores culturais indígenas, proporcionando interação entre jovens, crianças adultos e anfitriões indígenas e não indígenas. É um momento de vivências e intercâmbio cultural. A  Mutak conta com a exposição de quadros, venda de artesanatos, pintura corporal, e a presença dos representantes das etnias Munduruku, Borari, Arapiuns, Tupaiu e Apiacá, Munduruku - Cara Preta e Tupinambá.
Os povos indígenas do Tapajós tem sofrido resistência para manter as tradições. A partir dessa delicada situação, duas jovens da etnia Borari resolveram se unir. Como forma de empoderamento surgiu a criação de um projeto voltado para expor as produções de cerâmica indígena e após uma roda de conversa várias pessoas abraçaram a ideia que resultou no evento.
Uma abertura símbólica com alvorada será realizada a partir das 6h com um ritual indígena, música e fogos de artificio. Durante o dia serão realizadas exposições e a programação da noite contará com apresentações culturais  de música e dança.
SERVIÇO
O que? Mutak, 1ª Mostra de Arte Indígena do Tapajós
Quando? 9, 10 e 11 de dezembro
Onde? Na orla, próximo a Praia do Cajueiro

Fonte/Foto: G1 Santarém/Mutak



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.