AGENDAÍ: EM PARINTINS-AM, CAPRICHOSO FARÁ AUDIÇÃO DE TOADAS DO CD 2017 NESTA SEXTA-FEIRA, 23
Dança contemporânea agregada ao estilo caboclo é usada pelos
coreógrafos nas toadas 2017
Coreografias
de palco da trilha sonora do CD da Galera do Boi-Bumbá Caprichoso 2017 “A
Poética do Imaginário Caboclo” serão conhecidas no curral Zeca Xibelão, durante
a audição das toadas, neste dia 23 de dezembro. A equipe coreográfica
responsável pela criação dos movimentos cênicos é formada por membros do Corpo
de Dança Caprichoso (CDC) e Troup Caprichoso.
A
partir da definição do repertório do CD da Galera, o Conselho de Arte iniciou a
preparação das coreografias, com os respectivos coreógrafos: Samuel Gomes,
Marcos Falcão, Erick Beltrão, Neto Beltrão, Sandro Assayag, Jorge Fontinele,
Nataly Gonçalves, Markinho da Vaqueirada e Mônica Seffair. Essa é a primeira
etapa de coreografias, conhecidas como de palco de curral.
O
coordenador geral de coreografias do Caprichoso, Jair Almeida, revela que a
proposta é fazer o público acompanhar e dançar as toadas de maneira prática,
conforme pedido do presidente Babá Tupinambá, em atenção a sugestão de sócios e
torcedores. “São coreografias com movimentos muito bonitos, mas simples. Então,
essa é ideia e a primeira etapa coreográfica”, explica.
“Passamos
as coreografias já montadas e verificamos dentro do corpo de dança qual a
facilidade que se têm de assimilar essas coreografias. Em cima disso, nós
fazemos a última ‘limpeza’ para depois apresentá-las no dia 23”, afirma Jair
Almeida. De acordo com o presidente, as coreografias são voltadas para nação
azulada dançar com o Boi Caprichoso.
Babá
Tupinambá acompanhou de perto os coreógrafos na criação dos movimentos e a
expectativa é mostrar as coreografias das 13 toadas na audição da trilha sonora
do CD da Galera. “A intenção, justamente, é que a galera vá para o curral
dançar nossas toadas. Nosso principal objetivo é atender o público em geral,
que é a massa azul e branca”, destacou.
Segundo
o coordenador geral, os coreógrafos seguiram o que cada toada pede. “Usamos
movimentos já conhecidos do público. Um movimento ou outro tem característica
inovadora, mas com movimentos fáceis. Aumentamos as repetições deles dançadas
para que o público possa aprender mais rápido, mantendo o dois pra lá e dois
pra cá”, assegurou Jair Almeida.
Amor
ao Caprichoso, processo organizacional, apoio do Conselho de Artes e
proximidade do presidente com os coreógrafos foram fatores motivacionais de
inspiração. “Isso nos dá segurança. Com essa infraestrutura e segurança, nós
unimos com a inspiração da arte pela dança. Utilizamos estilos de dança
contemporânea, agregada ao estilo popular caboclo”, concluiu o coordenador.
Fonte/Foto: Assessoria
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